Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/949
Título: As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm
Autores: COSTA, Anilta Almeida
DEUS, Ivanete Souza de
PEDROZA, Katiane Lima
Orientador: MORAIS, Rosileni Pelaes de
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4601233555237695
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: COSTA, Anilta Almeida; DEUS, Ivanete Souza de; PEDROZA, Katiane Lima. As mudanças na mentalidade social relacionadas ao infante, refletidas no conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault aos irmãos Grimm. Orientadora: Rosileni Pelaes de Morais. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/949. Acesso em:.
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o Conto de Fadas Chapeuzinho Vermelho, nas versões do francês Charles Perrault e dos alemães Jacob e Wilhelm Grimm (Irmãos Grimm), no propósito de identificar¸ comparando as duas versões, a visão de infância em cada período em que as obras foram copiladas. Este estudo parte da análise da primeira versão escrita por Perrault, a mais violenta, quando a criança era vista como um adulto em miniatura e, posteriormente, a análise da versão que tornou o conto conhecido mundialmente. Para alcançar o propósito desta pesquisa, realizou-se a “investigação” e consulta bibliográfica de materiais teóricos a cerca da teoria literária, da literatura infantil, dos contos de fadas e de artigos com temas relacionados à infância. De modo geral, este trabalho visa contribuir para o entendimento sobre a visão do infante nos séculos XVII e XVIII e, assim, quebrar paradigmas relacionados à Literatura Infantil.
Palavras-chave: Charles Perrault
Irmãos Grimm
Chapeuzinho Vermelho
Literatura infantil
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MudancasMentalidadeSocial.pdf420,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons