Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/964
Título: A categoria modalidade nos livros didáticos de francês língua estrangeira (FLE) utilizados no curso de letras/francês da UNIFAP
Autores: ALENCAR, Tiêgo Ramon dos Santos
Orientador: ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8963807719936578
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: ALENCAR, Tiêgo Ramon dos Santos. A categoria modalidade nos livros didáticos de francês língua estrangeira (FLE) utilizados no curso de letras/francês da UNIFAP. Orientadora: Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo. 2016. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/964. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo central analisar de que forma a categoria discursiva Modalidade, na classe do Verbo, é concebida nos livros didáticos (LDs) de Francês Língua Estrangeira (FLE) utilizados no curso de Letras/Francês da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). À luz das abordagens metodológicas qualitativointerpretativa e documental e por um roteiro de questões baseado em Alcântara (2010), foram analisados os LDs Latitudes 1, da autoria de Régine Mérieux e Yves Loiseau (2008), e Latitudes 2, também da autoria de Régine Mérieux e Yves Loiseau, com a contribuição de Emmanuel Laimé (2009). Após a análise dos conteúdos dos LDs, constatou-se que a categoria Modalidade é abordada nesses materiais, ainda que de forma implícita, por meio de atividades diversificadas acerca da classe do Verbo. Dessa forma, pretende-se contribuir para uma aprendizagem mais funcional e reflexiva do FLE uma vez que se sabe da importância da competência comunicativa para a formação do sujeito em Língua Estrangeira (LE) e ainda da relevante contribuição que o estudo da categoria Modalidade traz para essa aprendizagem.
Palavras-chave: Funcionalismo - Linguística
Modalidade - Linguística
Língua francesa - livros didáticos
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_CategoriaModalidadeLivros.pdf5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons