Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/969
Título: A leitura de quadrinhos e charges no 6º ano do ensino fundamental
Autores: ALMEIDA, Aranay Siullane Fonseca de
LIMA, Carlini Vilas-Boas Amaral
MONTEIRO, Leila Cristina Teixeira
Orientador: ARRUDA, Ana Paula Costa de
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6799850504687882
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: ALMEIDA, Aranay Siullane Fonseca de; LIMA, Carlini Vilas-Boas Amaral; MONTEIRO, Leila Cristina Teixeira. A leitura de quadrinhos e charges no 6º ano do ensino fundamental. Orientadora: Ana Paula Costa de Arruda. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/969. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo que teve como objetivo, apresentar uma análise dos motivos que fazem com que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tenham tantas dificuldades quanto ao domínio da leitura e interpretação dos gêneros textuais, particularmente, das charges e tirinhas, que são os objetos da presente discussão. O problema que motivou a pesquisa foi observado ainda durante os estágios realizados, quando os alunos não conseguiam interpretar pequenos textos, tendo muitas vezes deixado atividades totalmente em branco, por não compreender a mensagem e consequentemente não saber responder aos questionamentos efetuados. Desse modo, foi necessário efetuar um estudo mais especifico, no qual se utilizou a pesquisa de campo, com abordagem qualiquantitativa. Os resultados demonstram que os alunos apresentam dificuldades em compreender enunciados presentes em tirinhas e charges, principalmente porque um percentual muito grande, não tem o hábito de ler com frequência. Observou-se ainda, que os alunos estão fazendo apenas a decodificação, e não efetivando a leitura.
Palavras-chave: Ensino fundamental - leitura
Tirinhas - interpretação
Charges - interpretação
Ensino fundamental - ensino
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LeituraQuadrinhosCharges.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons