Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/969
Title: A leitura de quadrinhos e charges no 6º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Aranay Siullane Fonseca de
LIMA, Carlini Vilas-Boas Amaral
MONTEIRO, Leila Cristina Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: ARRUDA, Ana Paula Costa de
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/6799850504687882
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: ALMEIDA, Aranay Siullane Fonseca de; LIMA, Carlini Vilas-Boas Amaral; MONTEIRO, Leila Cristina Teixeira. A leitura de quadrinhos e charges no 6º ano do ensino fundamental. Orientadora: Ana Paula Costa de Arruda. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2017. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/969. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um estudo que teve como objetivo, apresentar uma análise dos motivos que fazem com que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tenham tantas dificuldades quanto ao domínio da leitura e interpretação dos gêneros textuais, particularmente, das charges e tirinhas, que são os objetos da presente discussão. O problema que motivou a pesquisa foi observado ainda durante os estágios realizados, quando os alunos não conseguiam interpretar pequenos textos, tendo muitas vezes deixado atividades totalmente em branco, por não compreender a mensagem e consequentemente não saber responder aos questionamentos efetuados. Desse modo, foi necessário efetuar um estudo mais especifico, no qual se utilizou a pesquisa de campo, com abordagem qualiquantitativa. Os resultados demonstram que os alunos apresentam dificuldades em compreender enunciados presentes em tirinhas e charges, principalmente porque um percentual muito grande, não tem o hábito de ler com frequência. Observou-se ainda, que os alunos estão fazendo apenas a decodificação, e não efetivando a leitura.
Keywords: Ensino fundamental - leitura
Tirinhas - interpretação
Charges - interpretação
Ensino fundamental - ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Letras - Português / Francês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LeituraQuadrinhosCharges.pdf1,85 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons