Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Ana Delma Tentes Côrtes de-
dc.creatorOLIVEIRA, Ana Valéria dos Santos-
dc.creatorSARMENTO, Ângela Ferreira-
dc.date.accessioned2022-07-14T12:10:17Z-
dc.date.available2022-07-14T12:10:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Delma Tentes Côrtes de; OLIVEIRA, Ana Valéria dos Santos; SARMENTO, Ângela Ferreira. O ensino-aprendizagem da língua francesa através de gêneros discursivos: uma experiência crítico-reflexiva por intermédio da pesquisa-ação. Orientadora: Aldenice de Andrade Couto. 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/979. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/979-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLíngua francesa - ensinopt_BR
dc.subjectLíngua francesa - aprendizagempt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.titleO ensino-aprendizagem da língua francesa através de gêneros discursivos: uma experiência crítico-reflexiva por intermédio da pesquisa-açãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1COUTO, Aldenice de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4096058892020915-
dc.description.resumoEste trabalho traz uma reflexão a respeito dos gêneros discursivos nas aulas de Francês Língua Estrangeira. Para isso, discorreram-se primeiramente as concepções teóricas que proporcionaram embasamento dos gêneros orais e escritos, construtos que agem diretamente em nossa linguagem e se adaptam com o tempo histórico que vivenciamos. Nesta linha de pensamento, abordou-se a influência das crenças no ensino-aprendizagem de língua estrangeira, bem como, a importância das mídias e recursos tecnológicos na sala de aula. Em seguida, é apresentada a metodologia da Pesquisa-ação, que tem por finalidade mudar uma realidade social em favor de uma educação mais participativa, capaz de produzir motivação para futuros professores de língua estrangeira. A análise deste estudo, por intermédio dos gêneros discursivos, cooperou positivamente para a aprendizagem das competências comunicativas do ensino-aprendizagem da Língua Francesa, da mesma maneira que, constatou-se que a Pesquisa-Ação contribuiu para uma educação mais crítico-reflexiva.pt_BR
dc.description.resumeCe travail apporte une réflexion sur les genres discursifs dans les classes de français langue étrangère. Pour cela, nous avons d'abord discuté des conceptions théoriques qui ont servi de base aux genres oraux et écrits, des constructions qui agissent directement dans notre langage et qui s'adaptent au temps historique que nous vivons. Dans cette ligne de pensée, l'influence des croyances dans l'enseignement et l'apprentissage des langues étrangères a été discutée, ainsi que l'importance des médias et des ressources technologiques dans la salle de classe. Ensuite, la méthodologie de la recherche-action est présentée, dont le but est de changer une réalité sociale en faveur d'une éducation plus participative, capable de produire de la motivation pour les futurs enseignants de langue étrangère. L'analyse de cette étude, à travers les genres discursifs, a coopéré positivement dans l'apprentissage des compétences communicatives de l'enseignement-apprentissage de la langue française, de la même manière que l'Action Research a contribué à une éducation plus réflexive.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EnsinoAprendizagemLingua.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons