Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1018
Título: O trato pedagógico da dança do marabaixo em uma escola pública do Estado do Amapá/AP
Autores: MONTEIRO, Annie Lívia Costa
Orientador: MONTEIRO, Lilian Alves Costa
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9229329640145879
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: MONTEIRO, Annie Lívia Costa. O trato pedagógico da dança do marabaixo em uma escola pública do Estado do Amapá/AP. Orientadora: Lilian Alves Costa Monteiro. 2010. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Departamento de Educação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2010. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1018. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa qualitativa descritiva e explicativa trata de investigar a questão étnicoracial em uma escola pública de Macapá, com o objetivo de identificar e interpretar os motivos que colaboram para que a Dança do Marabaixo, dança afrodescendente amapaense, não seja tematizada e problematizada nas aulas de Educação Física das escolas locais. A metodologia consiste na observação das aulas de EF; questionário e entrevistas semi-estruturadas com os professores, coordenadora, orientadora e diretora da escola; bem como pesquisa bibliográfica de livros e artigos científicos. Análise dos currículos das escolas e dos planos de ensino das disciplinas também esteve presente no processo investigativo para solução dos problemas aqui levantados. Esta pesquisa vem contribuir para produção de conhecimento sobre a questão étnico-racial na EF que ainda é incipiente. Os resultados obtidos foram que a Educação Física enquanto disciplina escolar não se movimenta em relação à lei 10.639/2003 que traz a história e a cultura africana e afro-brasileira para a educação básica; a formação dos/as professores/as de EF influencia na postura em relação à questão étnico-racial. O Marabaixo não é problematizado nas aulas de educação física por esta disciplina ter aspectos essencialmente práticos e esportivizados; e não é tematizado na escola por causa do preconceito racial.
Abstract: This qualitative research is descriptive and explanatory to investigate the ethnicracial issue in a public school in Macapa, in order to identify and interpret the reasons that contribute to the Marabaixo Dance, dance Amapa African descent, is not thematized and problematized in the classes of Physical education in local schools. The methodology consists in the observation of Physical education classes; questionnaire and semi-structured interviews with teachers, coordinator, supervisor and school director, as well as literature search of books and scientific papers. Analysis of the curricula of schools and teaching plans of the subjects was also present in the investigative process to solve the problems raised here. This research contributes to the production of knowledge about the ethnic-racial issue at Physical education which is still incipient. The results were that physical education as a school subject does not move toward law 10639/2003 which brings the history and culture of African and african-brazilian basic education: the training of the teachers / the Physical education influence on posture in relation to ethno-racial. The Marabaixo is not questioned in physical education classes in this discipline have aspects just for sports and essentially practical, and is not conceived in school because of racial prejudice.
Palavras-chave: Dança afrodescendente
Diversidade cultural
Educação física escolar
Dança do Marabaixo
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS DA SAUDE
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_TratoPedagogicoDanca.pdf412,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons