Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1030
Title: Sociologia no ensino médio: a realidade da Escola Estadual Mineko Hayashida
metadata.dc.creator: COELHO, Andreia Vieira
RODRIGUES, Kleiton da Silva
RODRIGUES, Luciana Borges
CAMPOS, Marciléia do Socorro da Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: BORGES, Maria Lúcia Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/2145349887421437
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: COELHO, Andreia Vieira et al. Sociologia no ensino médio: a realidade da Escola Estadual Mineko Hayashida. Orientadora: Maria Lúcia Teixeira Borges. 2010. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2010. Disponível em: . Acesso http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1030em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a importância da Sociologia no processo de formação dos alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Mineko Hayashida localizada no município de Laranjal do Jarí, Estado do Amapá, utilizando como metodologia uma abordagem qualitativa, e uma revisão bibliográfica de autores como Cuin e Gresle (1996), Paulo Freire (2001), Moraes e Tomazi (2007) e Libâneo (2005). O objetivo do trabalho consiste em analisar a aplicabilidade da disciplina Sociologia na escola-campo no sentido de compreender a forma como esta vem contribuindo para a formação crítica dos jovens concluintes do Ensino Médio. Após a pesquisa foi possível concluir que muitos alunos se sentem estimulados a participar das aulas envolvendo o conteúdo de Sociologia, ao passo que outros, pouco participavam das atividades. A metodologia da professora mostrava-se dinâmica, apesar da turma não demonstrar um interesse real pelo conteúdo ministrado, havendo a necessidade de que a prática docente seja ressignificada, a ponto de estimular todos os alunos a participar coletivamente das aulas de Sociologia.
Abstract: This Course Conclusion Work addresses the importance of Sociology in the training process of students in the 3rd grade of High School at the Mineko Hayashida State School located in the municipality of Laranjal do Jarí, State of Amapá, using a qualitative approach as a methodology, and a literature review by authors such as Cuin and Gresle (1996), Paulo Freire (2001), Moraes and Tomazi (2007) and Libâneo (2005). The objective of this work is to analyze the applicability of the discipline Sociology in the school-camp in order to understand the way in which it has contributed to the critical formation of young people graduating from High School. After the research, it was possible to conclude that many students feel encouraged to participate in classes involving Sociology content, while others, little participated in the activities. The teacher's methodology was dynamic, although the class did not show a real interest in the content taught, with the need for the teaching practice to be re-signified, to the point of encouraging all students to collectively participate in Sociology classes.
Keywords: Sociologia - alunos
Sociologia - ensino médio
Sociologia - formação de alunos
Sociologia - ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SociologiaEnsinoMedio.pdf1,4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons