Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1096
Title: Vídeos no youtube como critério no processo de seleção de artistas musicais para quadros de cultura no Amapá
metadata.dc.creator: BELO, Fabiana Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor1: SAAR, Cláudia Maria Arantes de Assis
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/0290162206715612
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: BELO, Fabiana Figueiredo. Vídeos no youtube como critério no processo de seleção de artistas musicais para quadros de cultura no Amapá. Orientadora: Cláudia Maria Arantes de Assis Saar. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1096. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa busca entender se vídeos publicados por artistas no YouTube são usados por produtores como critério para convidá-los para programas culturais no Amapá. Para isso, foram entrevistados Alexandra Moraes, que possui conta no YouTube, e a dupla Pedro Luccas e Fabiano, que não tem conta na plataforma; e, além disso, também responderam questionários seis produtores de programas locais. Para entender o processo, são observados os critérios de noticiabilidade e a teoria do gatekeeper. As metodologias usadas são a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O estudo mostra que são critérios informações como o estilo musical; ou quando o artista produz novo trabalho, e não números de visualizações de vídeos ou de seguidores do artista. Apesar de considerarem importante usar o YouTube, produtores afirmam que convidar o artista para o programa independe desse fator. Portanto, é inteligível estar envolvido com as novas mídias de comunicação.
Abstract: The research seeks to understand if videos published by artists on YouTube are used by producers as a criterion for inviting them to cultural programs in Amapá. For that, were interviewed Alexandra Moraes, who has a YouTube account, and the duo Pedro Luccas and Fabiano, who don't have an account on the platform; In addition, six local program producers also replied to the questionnaires. To understand the process, the criteria of newsworthiness and gatekeeper theory are observed. The methodologies used are bibliographic research and case study. The study shows that information such as musical style are criteria; or when the artist produces a new job, the numbers of video views or artist followers are not so important. Although they consider it is important to use YouTube, producers say that inviting the artist to the program is independent of this factor. Therefore, it is understandable to be involved with the new media of communication.
Keywords: YouTube - histórico
Critérios de noticiabilidade e o gatekeeper
Processos metodológicos
Análise dos resultados
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VideosYoutubeCriterio.pdf5,06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons