Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1601
Título: Educação e movimentos sociais do campo na Amazônia amapaense: do PROCAMPO à LEDOC
Autores: FERREIRA, Márcio Rafael Pantoja
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1125768394233378
Orientador: FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4712716649621181
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: FERREIRA, Márcio Rafael Pantoja. Educação e movimentos sociais do campo na Amazônia amapaense: do PROCAMPO à LEDOC. Orientadora: Arthane Menezes Figueirêdo. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1601. Acesso em:.
Resumo: Este pesquisa está focalizada em investigar as influências dos movimentos sociais do campo amapaenses na criação da Licenciatura em Educação do Campo – LEDOC/UNIFAP, desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá. A metodologia utilizada foi de pesquisa documental para o embasamento histórico e conceitual, onde foram considerados discussões teóricas envolvendo autores como Hage (2014), Costa (2016), Molina (2013), Gohn (2008) entre outros, além de documentos oficiais da Universidade Federal do Amapá, como o Projeto Pedagógico da LEDOC/UNIFAP e o edital de criação do curso. O método utilizado é o materialismo histórico-dialético, por entender que ele contribui de forma significativa na compreensão do objeto em discussão, pois debater a Educação do Campo é olhar sob à luz da luta de classe e da perspectiva de resistência dos povos do campo pelo direito às políticas públicas de acesso à educação. No tocante aos aspectos da pesquisa qualitativa, estamos ancorados em Flick (2004), Cury (1986), Saviani (2015) para dar corpo teórico. A LEDOC/UNIFAP foi instituída por intermédio de projeto aprovado através do edital MEC/SECADI Nº 12/2012, mesmo tendo sido um dos últimos cursos dessa natureza a serem implantados no país, vem oferecendo desde 2012 aos povos do campo amapaense, o direito e acesso à educação superior do campo no Amapá através do curso de Licenciatura em Educação o Campo com ênfase em Ciências Agrárias e Biologia, em que considerou a escuta de vários órgãos públicos, movimentos sociais e pesquisadores, onde o campus foi instalado: EMBRAPA, Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá – RURAP, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, a Secretaria de Estado da Educação-SEED, Rede de Associações das Escolas Famílias do Amapá- RAEFAP, Central única dos Trabalhadores- CUT, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Amapá-FETTAGRAP, Colegiado de Pedagogia, Coordenação de Ensino e Graduação da UNIFAP (AMAPÁ, 2017). As reuniões ocorreram desde o ano de 2008, indicando a necessidade do acesso à educação superior aos sujeitos do campo amapaenses, especialmente nas áreas de Licenciatura em Ciências Agrárias e Biologia, mas que as mesmas deveriam considerar as necessidades e interesses profissionais dos sujeitos em suas localidades. Nesse sentido, esta pesquisa tem identificado o papel fundamental dos movimentos sociais do campo para implementação das políticas de acesso à educação do campo em território amapaense, pela perspectiva de luta política pelo direito à educação em seu lugar, respeitando seu saber, sua vida e espaço, especialmente na Amazônia Amapaense, em que tem se consolidado com a criação da LEDOC/UNIFAP
Abstract: This research is focused on investigating the influences of Amapa's social movements in the creation of the Licenciatura em Educação do Campo - LEDOC/UNIFAP, developed by the Federal University of Amapá. The methodology used was documentary research for the historical and conceptual basis, where theoretical discussions involving authors such as Hage (2014), Costa (2016), Molina (2013), Gohn (2008) among others were considered, as well as official documents of the Federal University of Amapá, such as the Pedagogical Project of LEDOC/UNIFAP and the edict for the creation of the course. The method used is the historical-dialectical materialism, for understanding that it contributes significantly to the comprehension of the object under discussion, because to discuss rural education is to look under the light of the class struggle and the perspective of resistance of rural people for the right to public policies of access to education. Regarding the aspects of qualitative research we are anchored in Flick (2004), Cury (1986), Saviani (2015) to provide theoretical support. The LEDOC/UNIFAP was established through a project approved through the notice MEC/SECADI No. 12/2012, even though it was one of the last courses of this nature to be implemented in the country, has been offering since 2012 to the people of Amapa countryside, the right and access to higher education in the field in Amapá through the degree course in Education in the Field with emphasis on Agricultural Sciences and Biology, which considered the listening of various public agencies, social movements and researchers, where the campus was installed: EMBRAPA, Secretary of Rural Development - SDR, Amapá Rural Development Institute - RURAP, the National Institute of Colonization and Agrarian Reform - INCRA, the Secretary of State for Education-SEED, Network of Associations of Family Schools of Amapá- RAEFAP, Central Workers Only - CUT, Federation of Workers and Women Workers in Agriculture of Amapá-FETTAGRAP, Collegiate of Pedagogy, Coordination of Teaching and Graduation of UNIFAP (AMAPÁ, 2017). The meetings have taken place since 2008, indicating the need for access to higher education for rural Amapa people, especially in the areas of Agricultural Sciences and Biology, but that they should consider the professional needs and interests of the subjects in their localities. In this sense, this research has identified the fundamental role of the social movements of the field for the implementation of policies of access to rural education in Amapanese territory, by the perspective of political struggle for the right to education in their place, respecting their knowledge, their life and space, especially in Amapanese Amazonia, which has been consolidated with the creation of LEDOC/UNIFAP
Palavras-chave: Educação do campo
Movimentos sociais
Procampo
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDACACAO::EDUCACAO RURAL
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EducacaoMovimentosSociais.pdf6,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons