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Title: O processo de letramento e alfabetização do aluno surdo no ensino regular infantil: um estudo de caso
metadata.dc.creator: MORAIS, Taynara Maylane Passos de
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Martha Christina Ferreira Zoni do
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/6080220601150647
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Citation: MORAIS, Taynara Maylane Passos de. O processo de letramento e alfabetização do aluno surdo no ensino regular infantil: um estudo de caso. Orientadora: Martha Christina Ferreira Zoni do Nascimento. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1603. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar como se dá o processo de letramento e alfabetização de uma criança surda no ensino regular infantil. A base teórica desta pesquisa está fundamentada em Soares (2011, 2017), Tfouni (1997), Kleiman (2006, 2007), Skliar (2013, 2016), Fernandes e Rios (1998), Wei (2000), Goldfeld (2002), Santana (2007), Santos (2009), Quadros (1997, 2019), Pereira (2009). A metodologia traz autores como Markoni e Lakatos (2011), André (2012) e Chizzotti (1991). Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo com foco no estudo de caso e foi dividida em três etapas: a) a seleção e delimitação do caso; b) o trabalho de campo; c) a análise, organização e elaboração dos resultados. Os resultados desta pesquisa demostraram o quanto a alfabetização pensada a partir dos estudos do letramento no ensino infantil são necessários, pois é na sala de aula que o processo de alfabetizar letrando se inicia, e quando e trata do ensino aprendizagem de alunos surdos, este se torna um exercício lento e mal estruturado, excluindo o aluno de obter uma educação de qualidade.
Abstract: This study aimed to analyze how the process of Literacy and Alphabetization of a deaf child in regular children's education works. The theoretical basis of this research is based on Soares (2011, 2017), Tfouni (1997), Kleiman (2006, 2007), Skliar (2013, 2016), Fernandes and Rios (1998), Wei (2000), Goldfeld (2002) , Santana (2007), Santos (2009), Quadros (1997, 2019) and Pereira (2009). The methodology brings authors such as Markoni and Lakatos (2011), André (2012) and Chizzotti (1991). This is a qualitative research focused on the case study and was divided into three stages: a) The selection and delimitation of the case; b) Field work; c) The analysis, organization and elaboration of the results. The results of this research showed how much alphabetization thought from the studies of literacy in Early Childhood Education is Necessary, because it is in the classroom that the process of literacy learning begins and when it comes to teaching and learning for deaf students, this is it becomes a slow and poorly structured exercise, excluding the student from obtaining a quality education.
Keywords: Letramento
Alfabetização
Crianças surdas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Letras - Português / Libras

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