Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPICANÇO, Cirlene Damasceno-
dc.date.accessioned2025-07-09T18:14:47Z-
dc.date.available2025-07-09T18:14:47Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.citationPICANÇO, Cirlene Damasceno. Educação intercultural e as escolasribeirinhas: contribuições da formação continuada para o desenvolvimento de um currículo intercultural nas escolas das travessias dos rios e igarapés da Amazônia amapaense. Orientadora: Arthane Menezes Figueirêdo. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2025. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1788. Acesso em: .pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1788-
dc.description.abstractThe present research, whose theme is: Intercultural Education and Riverside Schools: contributions of continuing education for the development of an intercultural curriculum in schools along the rivers and streams of the Amazon region of Amapá, unfolds in an analysis of how the continuing education in service, offered by the Municipal Department of Education, has contributed to the development of intercultural practices in riverside schools in the Amazon region of Amapá? The methodological approach is based on a qualitative approach, and the data are analyzed through the discourse analysis method. The research presents a theoretical contribution based on the concepts of culture, monoculturality, interculturality, intercultural education, monocultural education, rural education, riverside education, curriculum and its implications for education in Brazil and in the Amazon region of Amapá. Some authors were used as reference, such as: Arroyo (2011), Candau (2016/2019), Apple (2003), Hage (2011/2022), Fleuri (2018), Coppete (2012), Figueiredo (2022), Tavares (2018). The external research carried out in two municipal schools, characterized as riverside, they are: Escola Municipal de Educação Básica Foz do Rio Vila Nova and Escola Municipal de Educação Básica Leonice Dias Borges, I used semi-structured interviews with voice recording support as instruments for data collection. From the analysis of the data obtained in the interviews and the theoretical framework, it was noticed that intercultural education is distant from schools, especially riverside schools in the Amazon region of Amapá, and cultural knowledge is not yet consolidated in the curriculum established by the schools.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectEducação Multiculturalpt_BR
dc.subjectEducação na Amazôniapt_BR
dc.subjectVida ribeirinhapt_BR
dc.titleEducação intercultural e as escolasribeirinhas: contribuições da formação continuada para o desenvolvimento de um currículo intercultural nas escolas das travessias dos rios e igarapés da Amazônia amapaensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_br
dcterms.typeDissertaçãopt_br
dc.contributor.advisor1FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4712716649621181-
dc.description.resumoA presente pesquisa cujo o tema é: Educação Intercultural e as Escolas Ribeirinhas: contribuições da formação continuada para o desenvolvimento de um currículo intercultural nas escolas das travessias dos rios e igarapés da Amazônia amapaense, desdobra-se em uma análise sobre como a formação continuada em serviço, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, têm contribuído para o desenvolvimento de práticas interculturais nas escolas ribeirinhas da Amazônia Amapaense? O percurso metodológico fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, sendo os dados analisados através do método análise do discurso. A pesquisa apresenta um aporte teórico baseado nas concepções de cultura, monoculturalidade, interculturalidade, educação intercultural, educação monocultural, educação do campo, educação ribeirinha, currículo e suas implicações para educação no Brasil e na Amazônia amapaense. Foram utilizados alguns autores como referência, tais como: Arroyo (2011), Candau (2016/2019), Apple (2003), Hage (2011/2022), Fleuri (2018), Coppete (2012), Figueiredo (2022), Tavares (2018). A pesquisa de fora realizada em duas escolas municipais, caracterizadas como ribeirinhas, são elas: Escola Municipal de Educação Básica Foz do Rio Vila Nova e a Escola Municipal de Educação Básica Leonice Dias Borges, utilizei como instrumentos para coletas de dados entrevistas semi-estruturadas com apoio de gravação de voz. A partir da análise dos dados obtidos nas entrevistas e do referencial teórico, percebeu-se que a educação intercultural está distante das escolas, principalmente das escolas ribeirinhas da Amazônia amapaense e os saberes culturais ainda não são consolidados no currículo estabelecidos pelas escolas.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9124-5087-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EducacaoInterculturalEscolas.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons