Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1838
Título: | Ensino e aprendizagem: novas práticas, novos saberes |
Autores: | BASQUEROTE, Adilson Tadeu MENEZES, Eduardo Pimentel |
Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/8318350738705473 http://lattes.cnpq.br/0791736514501867 |
Tipo de Documento: | Livro |
Citação: | BASQUEROTE, Adilson Tadeu; MENEZES, Eduardo Pimentel (Org.). Ensino e aprendizagem: novas práticas, novos saberes. v. 5. Ponta Grossa: Aya, 2019. 128 p. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1838. Acesso em:. |
Resumo: | O livro Ensino e Aprendizagem: Novas Práticas, Novos Saberes – Vol. 5 reúne pesquisas que exploram diferentes abordagens do processo educativo, considerando práticas inovadoras e saberes que emergem da articulação entre educação e realidade social. A integração do Serviço Social com a Educação aponta para novas possibilidades de atuação interdisciplinar no contexto brasileiro, enquanto a gestão escolar participativa é examinada em conexão com práticas críticas na Educação Física, orientadas à formação de sujeitos reflexivos. As transformações nas metodologias de ensino também são analisadas a partir da presença das mídias no ensino de História e da evolução das práticas no ensino religioso nas escolas públicas, refletindo sobre as adaptações necessárias frente às mudanças socioculturais. A prática docente com atividades lúdicas no ensino da matemática propõe novas perspectivas sobre o processo de aprendizagem, focando em estratégias que favoreçam o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O ensino de arte na educação infantil é abordado como um componente que contribui para o desenvolvimento integral das crianças, ao lado das reflexões sobre o desenho curricular intercultural, que examina os desafios enfrentados por propostas pedagógicas voltadas às comunidades indígenas. A análise das experiências em colônias de férias universitárias amplia o debate sobre práticas de formação fora do espaço escolar convencional. Aspectos socioculturais que influenciam a participação da família no processo de ensino-aprendizagem são examinados em diálogo com ações educativas voltadas à prevenção do HIV/SIDA, mostrando como diferentes contextos impactam a construção do conhecimento. Essas discussões evidenciam a necessidade de abordagens educativas que considerem a complexidade das relações sociais e dos espaços de aprendizagem. O volume se encerra com reflexões sobre propostas pedagógicas que buscam assegurar a continuidade no ensino de ciências, reforçando a importância de práticas que favoreçam a construção progressiva do conhecimento e a formação de estudantes críticos e engajados com seu próprio processo de aprendizagem. |
Área do conhecimento: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Editor: | Aya |
País da Instituição: | Brasil |
Aparece nas coleções: | Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro_EnsinoAprendizagemNovasPraticas.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons