Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/198
Título: Educação ambiental na educação infantil: caminhos desafiadores para uma prática transformadora
Autores: ALMEIDA, José Luiz Pereira de
BARROS, Simone Costa de
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4438909046212699
Orientador: SANTOS, Christiano Ricardo dos
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3125597727820466
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: ALMEIDA, José Luiz Pereira de; BARROS, Simone Costa de. Educação ambiental na educação infantil: caminhos desafiadores para uma prática transformadora. Orientador: Christiano Ricardo dos Santos. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Amapá, Santana, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/198. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar as práticas de Educação Ambiental realizada em uma creche no município de Santana-AP, tendo como direcionamento os temas transversais dados pelo PCN´s e ao eixo natureza e sociedade apresentado no RCNEI para a Educação Infantil. A proposta didática pedagógica sugerida por esses dois documentos evidencia o recorte de um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar para a Educação Infantil seja através de projetos, atividades interna e externa que permitam o contato e experiência da criança com os elementos do meio ambiente no contexto escolar. Essa pesquisa utilizou-se de técnicas de caráter qualitativo com viés de uma pesquisa bibliográfica, além de dialogar com discussões de outros autores referente aos desdobramentos da Educação Ambiental. Para fins de constatação, realizou-se uma pesquisa de campo com a análise documental dos planos de ensino do 2º semestre de 2018 e do projeto pedagógico com a realização de entrevistas semiestruturada com quatro professoras e uma coordenadora da Educação Infantil. Entre os principais resultados obtidos estão: (i) a descontinuidade de projetos implantados (ii) inexistência de temáticas ambientais nos planos de ensino, (iii) temas geradores como práticas interdisciplinares e (iv) projetos e trabalhos em articulação com diferentes eixos. Constatou-se que a escola busca desenvolver o trabalho com a pedagogia de projetos, tendo relações intrínsecas com a filosofia crítico social dos conteúdos. Compreende-se que os instrumentos legais para a Educação ressaltam que a temática ambiental na Educação Infantil deve ser abordado didaticamente garantindo o desenvolvimento de uma consciência ecológica para a cidadania estando vinculado ao projeto escolar, como também para o desenvolvimento de sua autonomia e na relação homem-natureza, contribuindo assim, na aquisição de conhecimento e habilidades para intervenções frente aos problemas ambientais.
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação infantil
Interdisciplinaridade
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EducacaoAmbientalEducacao.pdf641,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.