Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/199
Título: Qualidade na educação infantil: um sonho possível?
Autores: BATISTA, Cintya Mara
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2806683196216341 Endereço
Orientador: COSTA, Carlos Adriano Dias da
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5041176332918558
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Citação: BATISTA, Cintya Mara. Qualidade na educação infantil: um sonho possível?. Orientador: Carlos Adriano Dias da Costa. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Amapá, Santana, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/199. Acesso em:.
Resumo: O objetivo do artigo é conhecer e descrever a ideia de qualidade na Educação Infantil, através dos documentos publicados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC: Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil volumes 1 e 2 (BRASIL, 2006), Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil (BRASIL, 2018) e os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009), para responder o problema da pesquisa: A qualidade na Educação Infantil, de acordo com os documentos oficiais, é possível? Este se apoia no método de abordagem de pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos, é caracterizado por pesquisa bibliográfica, e pesquisa documental. Para definir qualidade na Educação Infantil de maneira coerente é preciso levar em consideração o contexto no qual a instituição está inserida. E como desfecho desta pesquisa há a necessidade de estudar e aprofundar as políticas educacionais a respeito da qualidade da Educação Infantil para que creche e pré-escola possam oferecer melhores condições de atendimento.
Abstract: The purpose of the article is to know and describe the idea of quality in Early Childhood Education, across the documents published by the Ministry of Education and Culture - MEC: National Quality Parameters for Early Childhood Education volumes 1 and 2 (BRAZIL, 2006), National Parameters of Quality of Early Childhood Education (BRASIL, 2018) and the Indicators of Quality in Early Childhood Education (BRASIL, 2009), to answer the research problem: Is quality in Early Childhood Education, according to official documents, possible? This is supported on the method of qualitative research approach and on procedures, is characterized by bibliographical research, and documentary research. In order to define quality in Child Education in a coherent way, it is necessary to take into account the context in which the institution is inserted. And, as an outcome of this research there is a need to study and deepen educational policies regarding the quality of Early Childhood Education so that nursery and preschool can offer better conditions of attendance.
Palavras-chave: Educação infantil
Políticas educacionais
Qualidade da educação infantil
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_QualidadeEducacaoInfantil.pdf180,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons