Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/257
Title: Didática do ensino de filosofia: um estudo sobre a universalidade da tradição filosófica e a particularidade de alunos e professores
metadata.dc.creator: SILVA, Jonathan Rafael de Jesus da
SILVA, Luciane Maciel da
metadata.dc.contributor.advisor1: PITT, Rafael César
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/3870500150967274
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Citation: SILVA, Jonathan Rafael de Jesus da; SILVA, Luciane Maciel da. Didática do ensino de filosofia: um estudo sobre a universalidade da tradição filosófica e a particularidade de alunos e professores. Orientador: Rafael César Pitt. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Santana, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/257. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Pretende-se neste artigo abordar os aspectos teóricos que norteiam a proposta de uma Didática do ensino de Filosofia, com ênfase na tradição filosófica, e desta forma refletir sobre as estratégias que propõem a conjugação da universalidade do saber filosófico com a cotidianidade dos alunos. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura, através de uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, periódicos e sites. Confere-se que há várias estratégias capazes de realizar a aproximação dos temas específicos da Filosofia, com o que há de mais peculiar na realidade dos alunos. Este binômio universal e particular pode ser menos conflituoso se no processo de ensino, os aspectos próximos à realidade dos alunos forem levados em conta, pois alguns temas universais da Filosofia precisam e devem ser mediados pelo vivido. Através deste estudo, considera-se que a discussão sobre o tema deve ser continuamente construída, exigindo para isso uma maior atenção, sobretudo nos cursos de licenciatura plena em Filosofia. Assim, o nosso trabalho é recomendado para pesquisadores, e professores, acreditando que estes últimos poderão atuar de forma mais segura na sala de aula, com temas como este relacionado à universalidade da tradição filosófica.
Abstract: This article intends to discuse the theoretical aspects that guide the proposal of a Teaching of Philosophy teaching, with emphasis on the philosophical tradition, and in this way to reflect on the strategies that propose the conjugation of the universality of philosophical knowledge with the daily life of the students. The methodology adopted was a literature review, through a bibliographical research in books, magazines, periodicals and websites. It is verified that there are several strategies capable of approaching the specific themes of Philosophy, with what is most peculiar in the students' reality. This universal and particular binomial can be less conflicting if, in the teaching process, aspects close to the students' reality are taken into account, since some universal themes of Philosophy need and must be mediated by the lived experience. Through this study, it is considered that the discussion about the subject must be continually built, demanding for this a greater attention, especially in the full undergraduate courses in Philosophy. Thus, our work is recommended for researchers and teachers, believing that the latter can act more safely in the classroom, with themes such as this related to the universality of the philosophical tradition.
Keywords: Didática
Filosofia
Saber filosófico
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_DidaticaEnsinoFilosofia.pdf333,21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons