Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/309
Title: Escola família agrícola do Pacuí: problemas e desafios na educação do campo
metadata.dc.creator: SOUZA, Railana de Souza
PENA, Raimundo Filho dos Santos
CONCEIÇÃO, Robson Silva da
metadata.dc.contributor.advisor1: BRAGA, Diorlando dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/5837479502623672
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SOUZA, Railana de Souza; PENA, Raimundo Filho dos Santos; CONCEIÇÃO, Robson Silva da. Escola família agrícola do Pacuí: problemas e desafios na educação do campo. Orientador: Diorlando dos Santos Braga. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) – Campus de Mazagão, Universidade Federal do Amapá, Mazagão, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/309. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem o intuito de discutir a importância da Escola Família Agrícola do Pacuí (EFAP) para a Educação do Campo. Tem como objetivo verificar a realidade em que se encontra atualmente a EFAP, identificando os principais problemas e desafios encontrados dentro da instituição, visando buscar uma perspectiva de educação de qualidade, que possa valorizar a qualidade de ensino no campo. O trabalho foi realizado através de pesquisa quantitativa e qualitativa, com a participação do corpo discente da escola, enfatizando alunos atuais e ex-alunos. Portanto, a Escola Família do Pacuí, não consegue funcionar regulamente o ano todo, uma vez que depende do convênio repassado pelo estado para controlar suas crises. Com tudo, pode-se observar que a escola necessita se reinventar buscando parcerias para o seu fortalecimento, principalmente com projetos que venham beneficiar a todos, envolvendo as famílias, comunidades, ex-alunos, alunos e direção da escola, recorrendo a outras fontes de financiamentos estudantis, fazendo com que os alunos permaneçam junto a família, e possam continuar a formação na EFAP
Abstract: This work intends to discuss the importance of the Pacuí Agricultural Family School (EFAP) for Field Education. Its objective is to verify the reality in which EFAP is currently, identifying the main problems and challenges found within the institution, aiming to seek a quality education perspective, which can value the quality of teaching in the field. The work will be carried out through quantitative and qualitative research, with the participation of the student body of the school, emphasizing current students and alumni. Therefore, the Pacuí Family School can not function regularly throughout the year, since it depends on the agreement passed on by the state to control its crises. With everything, it can be observed that the school needs to reinvent itself by seeking partnerships for its strengthening, especially with projects that benefit all, involving families, communities, alumni, students and school management, using other sources of student funding, allowing students to remain with the family, and to continue training at EFAP
Keywords: Educação rural
Escolas rurais
Pedagogia da alternância
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Educação no Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EscolaFamiliaAgricola.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons