Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/379
Título: A contribuição da língua africana no Brasil: um olhar por meio do livro didático do português
Autores: MARTINS, Lana Patricia Chagas
NASCIMENTO, Rosilene Vieira de Vilhena
Orientador: CASTRO, Juliana da Costa
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2286221707222751
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: MARTINS, Lana Patricia Chagas; NASCIMENTO, Rosilene Vieira de Vilhena. A contribuição da língua africana no Brasil: um olhar por meio do livro didático do português. Orientadora: Juliana da Costa Castro. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português-Francês) – Campus Oiapoque, Universidade Federal do Amapá, Oiapoque, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/379. Acesso em: .
Resumo: Sabemos que o português brasileiro se formou a partir de relações muito próxima com outras línguas, isto é, não há como negar a contribuição de populações que aqui já estavam e das que foram trazidas forçadamente para o Brasil. Tomando posse disso, esta pesquisa objetivou verificar como a Língua Africana – africanismo – contribuiu lexicalmente para o português brasileiro, e com isso tentar enxergar, didaticamente, essa contribuição no livro didático do português, por sua importância e alcance nas escolas. Metodologicamente, o estudo está ancorado na pesquisa bibliográfica, considerando a análise de livros didáticos que compreendem os anos de 2011 a 2019; os documentos oficiais que preconizam a aplicabilidade de políticas afirmativas para com o trabalho da multiplicidade/diversidade linguística, bem como o exercício efetivo da lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação, e por fim, autores da área de ciências humanas que auxiliaram na construção de nossos discursos. Em nossa pesquisa, constatamos um caminho muito longo a ser percorrido, encontramos ainda dúvidas e lacunas na construção das orientações de um ensino mais plural linguisticamente nos materiais didáticos, e em nossa conclusão percebemos que a formação básica de alunos e a continuada de professores precisam ser constantemente renovadas
Palavras-chave: Língua africana
Livro didático
Documentos oficiais
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Editor: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ContribuicaoLinguaAfricana.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons