Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/446
Título: Educação ambiental popular: possibilidade metodológica para problematização das questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza/AP
Autores: CAMPOS, Marcelo Conceição da Rocha
Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7905202211651803
Orientador: PAIXÃO, Eliana do Socorro de Brito
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8552302919151267
Citação: CAMPOS, Marcelo Conceição da Rocha. Educação ambiental popular: possibilidade metodológica para problematização das questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza/AP. Orientadora: Eliana do Socorro de Brito Paixão. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/446. Acesso em:.
Resumo: Esta dissertação tem como tema a Educação Ambiental, na perspectiva da Educação Popular, com foco nas questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza/AP. O Igarapé da Fortaleza é um aglomerado populacional, dividido por um rio de mesma denominação, que apresenta um aspecto sui generis: uma parte dele está localizada no município de Macapá, pela margem esquerda, numa Área de Proteção Ambiental, denominada de APA da Fazendinha, com 2.063 habitantes. Na outra margem, já no município de Santana, possui uma área reconhecidamente urbana, com 4.122 habitantes, denominada de bairro Fortaleza. Esse cenário cristaliza uma enorme contradição: embora faça parte de uma área de preservação, isso não evitou a antropização, com elevada degradação. Por outro lado, há um conflito no cumprimento de funções entre as duas esferas de governos municipais em relação à formulação e execução de políticas públicas para melhoria de vida e do local. Tem-se evidenciada, naquele espaço, a ocorrência de sérios problemas ambientais, como o escoamento de resíduos sanitários diretamente nos rios; além de esgotos a céu aberto, depósito de lixo em quintais e nas próprias vias de acesso à área, revelando alto teor de poluição e possível contaminação ambiental. Diante do quadro posto, a pesquisa foi instigada pelo seguinte problema: de que forma a Educação Ambiental Popular, como possibilidade metodológica, pode contribuir para a problematização das questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza no Estado do Amapá? Partindo-se dessa questão, definiu-se realizar a pesquisa para compor a dissertação com o objetivo geral de analisar se a Educação Ambiental Popular, como possibilidade metodológica, pode contribuir para a problematização das questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza. A pesquisa teve como arrimo os métodos histórico e dialético e se pautou na abordagem qualitativa. As atividades realizadas em campo foram inspiradas no Círculo de Cultura, idealizado por Paulo Freire. Utilizou-se a roda de conversa, tendo como indutores das discussões, temas relacionados à água, lixo e esgoto, apresentados através de imagens do cotidiano dos participantes, atribuindo-se a eles a liberdade de participação e manifestação que são pressupostos da Educação Popular. Os participantes da pesquisa são moradores do próprio Igarapé da Fortaleza, com idade acima de 18 anos, mas não houve um número definido. Dentre os resultados, a pesquisa apontou que as questões socioambientais no Igarapé da Fortaleza resultam da ocupação desordenada daquele espaço, a despeito de estar situado em uma Área de Proteção Ambiental. A prática pedagógica realizada com os moradores se apresentou como uma alternativa viável para desvelar situações, muitas vezes, invisibilizadas e vivenciadas por pessoas que sentem a dureza de uma realidade perversa. Desse modo, essa prática aplicada pode ser estimulada e replicada para realidades semelhantes que afligem outras regiões do estado do Amapá, considerando que ela possibilita discussões relacionadas a qualquer tema e que careça de alguma intervenção coletiva – seja no campo social, ambiental, político, econômico, cultural ou qualquer outro
Abstract: This dissertation focuses on Environmental Education, from the perspective of Popular Education, with a focus on socio-environmental issues in the Igarapé of Fortaleza/AP. The Igarapé da Fortaleza is a population cluster, divided by a river of the same denomination, which presents a sui generis aspect: a part of it is located in the municipality of Macapá, by the left margin, in an Environmental Protection Area, called APA Fazendinha, with 2,063 inhabitants. In the other margin, in the municipality of Santana, it has a recognized urban area, with 4,222 inhabitants, identified as the Fortaleza neighbourhood. This scenario crystallises an important contradiction: although it is part of a preservation area, this did not prevent anthropization, with high degradation. On the other hand, there is a conflict in the fulfilment of functions between the two spheres of municipal governments with the formulation and execution of public policies for the improvement of life and the area. It has been evidenced, in that space, the occurrence of serious environmental problems, such as the disposal of the sanitary waste directly in the rivers; as well as open-air sewage, garbage disposal in backyards and the access roads themselves, revealing a high level of pollution and possible environmental contamination. Considering this scenario, the research was instigated by the following problem: How can Popular Environmental Education, as a methodological possibility, contribute to the problematization of socio-environmental issues in Fortaleza's Igarapé in the State of Amapá? Based on this question, it was decided to carry out the research to compose the dissertation with the general objective of analysing whether the Popular Environmental Education, as a methodological possibility, can contribute to the problematization of socio-environmental issues in the Igarapé of Fortaleza. The research was based on historical and dialectical methods and was based on the qualitative approach. The activities carried out in the field were inspired by the Culture Circle, idealized by Paulo Freire. The focus group was used, having as inductors of the discussions, subjects related to water, garbage and sewage, presented through images of the daily life of the participants, being attributed to them the freedom of participation and manifestation that are presuppositions of Popular Education. The survey participants are residents of Fortaleza's own Igarapé, aged over 18 years, but there was no defined number. Among the results, the research pointed out that the socio-environmental issues in Fortaleza's Igarapé result from the disordered occupation of that space, despite being located in an Environmental Protection Area. The pedagogical practice performed with the residents was presented as a viable alternative to unveil situations, often invisible and experienced by people who feel the harshness of a perverse reality. Thus, this applied practice can be stimulated and replicated to similar realities that afflict other regions of the state of Amapá, considering that it allows for discussions related to any topic and that lacks some collective intervention - be it social, environmental, political, economic, cultural or any other
Palavras-chave: Educação ambiental - Metodologia
Educação ambiental - Aspectos ambientais
Área de Proteção Ambiental da Fazendinha (AP)
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAIS
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EducacaoAmbientalPopular.pdf18,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons