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Title: “Se eu não fizer o bem, o mal não faço!”: as práticas culturais/religiosas afroindígenas do quilombo do cria-ú e o currículo de ensino religioso da Escola Estadual Quilombola José Bonifácio
metadata.dc.creator: BEZERRA, Moisés de Jesus Prazeres dos Santos
metadata.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/4188140606444879
metadata.dc.contributor.advisor1: VIDEIRA, Piedade Lino
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/4269580489108934
Citation: BEZERRA, Moisés de Jesus Prazeres dos Santos. “Se eu não fizer o bem, o mal não faço!”: as práticas culturais/religiosas afroindígenas do quilombo do cria-ú e o currículo de ensino religioso da Escola Estadual Quilombola José Bonifácio. Orientadora: Piedade Lino Videira. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/451. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação intitulada, “Se eu não fizer o bem, o mal não faço!”: as práticas culturais/religiosas afroindígenas do Quilombo do Cria-ú e o currículo de Ensino Religioso da Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, objetiva discutir como estão configuradas as práticas religiosas das benzedeiras do Quilombo do Cria-ú e como estas práticas são abordadas no currículo de Ensino Religioso da escola da comunidade. Trata-se de um estudo de caso de tipo etnográfico, de natureza qualitativa e com técnicas de pesquisa: a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e a descrição densa dos fatos encontrados em campo. A finalidade da mesma é analisar como se configuram as experiências religiosas vivenciadas pelas benzedeiras criauenses e como tais vivências estão dispostas no currículo oficial da disciplina de Ensino Religioso da escola da comunidade. Os resultados apontam que no Quilombo do Cria-ú, assim como em toda a região amazônica, os trabalhos físicos e espirituais desenvolvidos pelas benzedeiras, como benzeções, passes, aconselhamentos, partos, massagens, produção de garrafadas, banhos e chás de plantas medicinais, entre outras atividades, são muito recorridos e compõem a identidade afroindígena local. Os resultados apontam também, que mesmo estando localizada em uma área quilombola e ser regimentada por legislações específicas, a prática do Ensino Religioso, ministrado do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, ainda segue padrões confessionais, reduzindo os conteúdos ministrados em sala de aula a valores e princípios morais do cristianismo, não considerando os elementos afroindígenas da religiosidade local
Abstract: The present dissertation, “If I do not do good, I will not do evil!”. The cultural/religious Afroindiginas pratices of the Cria-ú Quilombo and the Religious Education curriculum of Quilombo‟s State School José Bonifácio. Aims to discuss how the religious practices of the Cria-ú Quilombo and how these practices are addressed in the curriculum Religious Education in community school. It is dealing with an ethnographic case study, qualitative and research techniques; the participant observation, the semistructured interviews and the description of the facts found in campus research. Purpose of present dissertation is to analyze how it is configured as religious experiences manifested in Cria-ú‟s benzedeiras and how such manifestations are arranged in official curriculum of the Religious Education in community school. The results show that in Cria-ú Quilombo, as well as throughout the Amazon region, the physical and spiritual works developed by benzendeiras, such as blessings, energizing, counseling, childbirths, massages, cocktails in bottles, spiritual baths and medicinal herbal teas, among other activities, are very resort and make up the local Afroindigena identity. The results that also appear, are subject to a area‟s quilombo and regimented by specific legislations, the practice of Religious Education, taught from the kindergarten of Elementary School, of State School Quilombo José Bonifácio, still follows denominational standards, reducing the contentes taught in classroom, to moral values and principles of Christianity, it is not considering the Afroindigenismo elements of local religiosity
Keywords: Cultura negra
Afroindiginismo
Quilombo do Curiaú (AP)
Educação quilombola
Ensino religioso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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