Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/711
Title: Curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal do Amapá: experiências formativas de uma artista-pesquisadora-docente
metadata.dc.creator: LIMA, Ticielly de Jesus Passos
metadata.dc.contributor.advisor1: FONSECA, José Flávio Gonçalves da
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/0944302482820547
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: LIMA, Ticielly de Jesus Passos. Curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal do Amapá: experiências formativas de uma artista-pesquisadora-docente. Orientador: José Flávio Gonçalves da Fonseca. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/711. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa traz minhas experiências formativas em componentes curriculares do Núcleo Básico (prática artística) e do Núcleo de Integração (prática docente). O objetivo geral é identificar/reconhecer, a partir de uma amostragem (ou de um recorte), a importância da relação entre as componentes curriculares do Núcleo Básico e do Núcleo de Integração para a formação acadêmica de Licenciatura em Teatro. A prática artística influencia a prática pedagógica e vice-versa, sendo estas diferentes práticas imbricadas pela pesquisa. Pensando nisto, consultou-se o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Teatro (PPC-Teatro) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para entender a ligação dos núcleos contidos na sua matriz curricular com a formação que acopla o artista-pesquisador-docente. Para delimitar, elegeram-se: uma disciplina do Núcleo Básico e três disciplinas do Núcleo de Integração. Após isto, buscou-se verificar através de minhas experiências formativas se os objetivos do curso de licenciatura em Teatro foram alcançados. Os procedimentos metodológicos adotados foram o autoetnográfico, bibliográfico e documental. Os resultados e a discussão contida nesta pesquisa mostram que as componentes curriculares de Direção Teatral (relacionada ao Núcleo Básico) e as de Estágio Supervisionado I, II e III (relacionadas ao Núcleo de Integração) proporcionaram experiências formativas que agregaram à minha formação de artista-pesquisadora-docente.
Abstract: This research brings my formative experiences in the Basic Core Curriculum Components (artistic practice) and the Integration Core (teaching practice). The General Objective is identify/recognize, from a sampling (or from a cutout), the importance of the relation between Basic Core curriculum components and Integration Core for academic formation of Theater Degree Course. The artistic practice influences teaching practice and vice versa, these different practices being imbricated by this research. thinking about that, the Pedagogical Project was consulted in the Theater Degree course (PPC-Teatro) Universidade Federal do Amapá – UNIFAP to understand the connection between the core contained in its curriculum and a formation that connects Artiste-Researcher-Teacher. In order to delimit the research two cores are elected: the Basic Core and the Integration Core aimed to verify, through my previous experiences, if the Theater degree course goals have been achieved. The methodological procedures adopted were autoethnographic, bibliographic, and documentary. The contained results and discussion in this research show that Curricular Components of Theatrical Direction (related to Basic Core) and Supervised internship I; II and III (related to Integration Core) provided to me formative experiences that contributed to my formation as an artiste-researcher-teacher.
Keywords: Teatro na educação
Teatro - Formação profissional
Teatro - licenciatura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CursoLicenciaturaTeatro.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.