Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/719
Título: Acessibilidade aplicada à arquitetura escolar: proposta arquitetônica para o bairro Ilha Mirim, em Macapá/AP
Autores: SILVA, Jéssica Williany Bentes da
Orientador: CORRÊA, Katrícia Milena Almeida
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3045447572654523
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: SILVA, Jéssica Williany Bentes da. Acessibilidade aplicada à arquitetura escolar: proposta arquitetônica para o bairro Ilha Mirim, em Macapá/AP. Orientadora: Katrícia Milena Almeida Corrêa. 2021. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/719. Acesso em:.
Resumo: Pensar em acessibilidade na arquitetura escolar é refletir sobre aspectos do ambiente que serão determinantes na vida de diferentes pessoas, em um percurso duradouro e significativo de suas vidas. Dessa forma, ambientes mais acessíveis tornam o espaço escolar um elemento ativo na qualidade do processo de ensino aprendizagem. Em suma, a arquitetura escolar deve estimular ambientes flexíveis e versáteis para a educação, que integre espaços internos e externos, com acessibilidade, conexão urbana e conforto ambiental. Compreender a importância do papel da acessibilidade no âmbito da arquitetura escolar é imprescindível para promover um projeto de qualidade, com ambientes propícios ao desenvolvimento educacional com inclusão social. Dessa maneira, definiu-se como problemática a seguinte questão: qual a influência da acessibilidade na arquitetura escolar para a potencialização da educação? Para tentar responder tal indagação, definiu-se como local de pesquisa a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sandra Lobato Ferreira, localizada no bairro Ilha Mirim, na região periférica da cidade de Macapá, no estado do Amapá. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os parâmetros de acessibilidade no espaço escolar em questão, conforme determina o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para isso, delimitaram-se os seguintes objetivos específicos: a) avaliar o uso de ambiente físico da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sandra Lobato Ferreira; b) verificar se o espaço proporciona igualdade de uso; e c) apresentar uma proposta de anteprojeto arquitetônico com acessibilidade conforme preconiza a legislação escolar acerca das exigências mínimas de acessibilidade, a fim de atender a demanda daquela comunidade. A pesquisa tem caráter exploratório com realização de estudo de caso, além de embasamento por meio de revisão bibliográfica realizada por análise qualitativa. Portanto, espera-se que o resultado deste estudo com proposta de um anteprojeto escolar com acessibilidade, contribua para que todos os usuários tenham autonomia e independência de uso desse espaço.
Abstract: To think about accessibility in school architecture is to reflect on aspects of the environment that will be determinant in the lives of different people, in a lasting and significant journey of their lives. Thus, more accessible environments make the school space an active element in the quality of the learning teaching process. In a light, school architecture should stimulate flexible and versatile environments for education, integrating internal and external spaces, with accessibility, urban connection and environmental comfort. Understanding the importance of the role of accessibility in the field of school architecture is essential to promote a quality project, with environments conducive to educational development with social inclusion. Thus, the following question was defined as problematic: what is the influence of accessibility on school architecture for the potentiation of education? To try to answer this question, the Municipal Elementary School Sandra Lobato Ferreira, located in the Ilha Mirim neighborhood, in the peripheral region of the city of Macapá, in the state of Amapá, was defined as a research site. The general objective of the research is to analyze the accessibility parameters in the school space in question, as determined by the National Fund for The Development of Education (FNDE). For this, the following specific objectives were delimited: a) to evaluate the use of physical environment of the Municipal Elementary School Sandra Lobato Ferreira; b) verify that the space provides equal use; and c) to present a proposal for an architectural preliminary project with accessibility as recommended by school legislation on minimum accessibility requirements, in order to meet the demand of that community. The research has an exploratory character with a case study, besides based on a bibliographic review performed by qualitative analysis. Therefore, it is expected that the result of this study with the proposal of a school preliminary project with accessibility, contributes to all users having autonomy and independence of use of this space.
Palavras-chave: Escola - acessibilidade
Arquitetura escolar
Escola - proposta arquitetônica
Área do conhecimento: CNPQ:: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AcessibilidadeAplicadaArquitetura.pdf25,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons