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dc.creatorLEONARDO, Adriany de Morais-
dc.date.accessioned2022-05-23T12:26:44Z-
dc.date.available2022-05-23T12:26:44Z-
dc.date.issued31-03-2021-
dc.identifier.citationLEONARDO, Adriany de Morais. Leitura e escrita da criança: análise dos documentos oficiais para a alfabetização à luz da pedagogia histórico-crítica. Orientador: Demilto Yamaguchi da Pureza. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/858. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/858-
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectAlfabetização - leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCrianças – Escritapt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.titleLeitura e escrita da criança: análise dos documentos oficiais para a alfabetização à luz da pedagogia histórico-críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_br
dcterms.typeDissertaçãopt_br
dc.contributor.advisor1PUREZA, Demilto Yamaguchi da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9446157967930367-
dc.description.resumoNas últimas décadas, no contexto educacional, cresceu o interesse pelos estudos acerca da alfabetização e, assim, essa temática passou a ser discutida sob diversos enfoques, entretanto ainda são escassas as pesquisas sob uma abordagem crítico-dialética para essa fase de ensino. Nesse sentido, buscou-se investigar, à luz da pedagogia histórico-crítica, as perspectivas educacionais predominantes nos documentos oficiais para a alfabetização, a fim de analisar o posicionamento do sistema educacional brasileiro acerca da leitura e da escrita da criança. Partiu-se da hipótese de que as perspectivas educacionais presentes nos documentos oficiais sugerem conteúdos que não instrumentalizam o educando, reduzindo, assim, suas possibilidades de emancipação humana. Trata-se de uma pesquisa documental, fundamentada nos pressupostos epistemológicos do Materialismo Histórico-Dialético, alinhando-se a conceitos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, e tem como técnica de investigação a análise de conteúdo. Os documentos analisados foram: as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o Plano Nacional de Educação (PNE), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Política Nacional de Alfabetização (PNA). Os resultados evidenciaram que, mesmo após diversas reformas educacionais e discussões acerca da alfabetização, os documentos oficiais estão permeados de contradições entre seus objetivos, concepção de leitura e escrita, concepção de linguagem e conteúdos propostos, voltando-se para a manutenção de uma escola capitalista e indicando um ensino que se baseia em teorias hegemônicas, as quais empobrecem o currículo cada vez mais, adiando o processo que leva os estudantes a atingirem graus mais elevados de escolarização. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com os estudos coletivos em prol de uma educação emancipatória, em vista da humanização dos sujeitos e do alcance de suas máximas potencialidades.pt_BR
dc.description.resumenEn las últimas décadas, en el contexto educativo, ha crecido el interés por los estudios sobre alfabetización y, por lo tanto, este tema ha llegado a ser discutido bajo diferentes enfoques, sin embargo, la investigación bajo un enfoque crítico-dialéctico para esta etapa docente es aún escasa. En este sentido, se buscó investigar, a la luz de la pedagogía histórico-crítica, las perspectivas educativas predominantes en los documentos oficiales de alfabetización, con el fin de analizar el posicionamiento del sistema educativo brasileño en la lectura y escritura de los niños. Partimos de la hipótesis de que las perspectivas educativas presentes en los documentos oficiales sugieren contenidos que no instrumentalizan al alumno, reduciendo así sus posibilidades de emancipación humana. Se trata de una investigación documental, basada en los supuestos epistemológicos del Materialismo Histórico-Dialéctico, en línea con los conceptos de la pedagogía histórico-crítica y la psicología histórico-cultural, y su técnica de investigación es el análisis de contenido. Los documentos analizados fueron: la Guía Curricular Nacional (DCN), el Plan Nacional de Educación (PNE), los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN), la Base Curricular Común Nacional (BNCC) y la Política Nacional de Alfabetización (PNA). Los resultados mostraron que, incluso después de varias reformas educativas y discusiones sobre alfabetización, los documentos oficiales están permeados de contradicciones entre sus objetivos, concepción de la lectura y escritura, concepción del lenguaje y contenidos propuestos, volviéndose hacia el mantenimiento de una escuela capitalista. E indicando una enseñanza que se fundamenta en teorías hegemónicas, que empobrecen cada vez más el currículo, posponiendo el proceso que lleva a los estudiantes a alcanzar niveles superiores de escolaridad. Así, se espera que esta investigación pueda contribuir a estudios colectivos a favor de una educación emancipadora, en vista de la humanización de los sujetos y el logro de su máximo potencial.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8336-2178-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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