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Título: “Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá
Autores: SANTOS, Andressa Costa dos
Orientador: PEREIRA, Alexandre Adalberto
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4232386051172176
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: SANTOS, Andressa Costa dos. “Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá. Orientador: Alexandre Adalberto Pereira. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/862. Acesso em:.
Resumo: A presente dissertação de Mestrado tece uma discussão acerca dos estudos de gênero e do percurso da sexualidade como construções históricas e sociais. Apontamos para compreensão da sexualidade, permeada de valores sociais contingentes. Indicamos o modo como a mulher foi colocada em uma posição de subalternidade a partir de discursos que legitimavam os corpos dos homens como sendo normais, plenos e saudáveis, em detrimento dos corpos das mulheres. Abalizamos os conceitos e reflexões sobre a homossexualidade, a orientação sexual e da complexidade do processo de formação do sujeito político de mulheres lésbicas, sua atuação profissional docente frente às vivências com a sexualidade e o enfrentando quanto às questões de gênero, dando ênfase a importância que todas ocupamos nos mais diversos espaços. A problemática visou compreender como as identidades docente de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá são construídas levando em consideração as negociações de gênero e sexualidade como processos simbólicos, culturais e históricos que organizam a vida profissional dessas professoras? O objetivo geral foi de analisar a construção da identidade docente a partir das narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá considerando as relações de poder nas negociações de gênero e sexualidade no campo da experiência profissional dessas professoras. Os objetivos específicos são 1) compreender a relação entre identidades docente com as negociações de gênero e de sexualidade como processos simbólicos, culturais e históricos que organizam a experiência profissional de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá, 2) Identificar o impacto no campo profissional, das representações de gênero e da sexualidade na construção das identidades docente, 3) Analisar, a partir dos discursos de professoras lésbicas, quais seriam os processos simbólicos, culturais e históricos que se fazem presentes na construção das identidades docentes. Metologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com método de abordagem fenomenológico, entrevistas narrativas para coleta de dados e utilizou-se para análise e tratamento de dados, a sociologia compreensiva weberiana. Analisamos, portanto, que, todas as quatros professoras em algum momento de suas trajetórias sofreram tensões quanto as relações de poder e a regulação do sexo e gênero. A invisibilidade mostrou-se presente, mas na fala delas o marcador de gênero é muito mais presente, o enfrentamento diário em Ser mulher na busca de legitimação seguido da visibilidade lésbica.
Abstract: This Master's thesis addresses gender studies and sexuality through a historical and social lens by aiming to understand sexuality in the way it is permeated by contingent social values. We indicate how being a woman became synonymous with subordination due to speeches that legitimized the bodies of men as normal, full and healthy, to the detriment of the bodies of women. We also reflect on homosexuality, sexual orientation and the complexity present in the process of forming political individuals who identify as lebians, their professional teaching performance in the face of experiences with sexuality and gender issues faced by them while emphasizing on the importance we all have in the most diversed spaces. One problem is to understand how the teaching identities of lesbian teachers in educational institutions in Amapá are constructed by taking into account the gender and sexuality negotiations as symbolic, cultural and historical processes that organize the professional lives of these teachers. The general objective of this work was to analyze the construction of the teaching identity from the narratives of lesbian teachers from educational institutions in Amapá by considering the power relations in the negotiations of gender and sexuality in the field of the professional experience of these teachers. The defined objectives are 1) to understand the relationship between documented identities and negotiations of gender and sexuality as symbolic, cultural and historical processes that organize the professional experience of lesbian teachers from educational institutions in Amapá, 2) to identify the impact in the professional field of representations of gender and sexuality in the construction of documented identities, 3) to analyze, from the speeches of lesbian teachers, what are the symbolic, cultural and historical processes that are present in the construction of documented identities.. Methodologically, this research is qualitative, with a phenomenological approach method that contained narrative interviews for data collection and used comprehensive Weberian sociology for data analysis and treatment. We analyze, therefore, that teachers at some point in their trajectories suffered tensions regarding power relations and rules of sex and gender. Their invisibility is present, but it is in their speech that the gender marker is much more present, or faced daily in the experience of being a woman in search of legitimacy followed by lesbian visibility.
Palavras-chave: Homossexualidade - educação
Professoras lésbicas
Lésbicas - Amapá
Estudos de gênero
Visibilidade lésbica
Sexualidade - prática docente
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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