Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Walquíria de Araújo-
dc.date.accessioned2022-05-31T13:41:51Z-
dc.date.available2022-05-31T13:41:51Z-
dc.date.issued10-08-2020-
dc.identifier.citationPEREIRA, Walquíria de Araújo. Educação ambiental na Amazônia amapaense: um estudo de caso na Escola Família Agroecológica do Macacoari - EFAM no município de Itaubal-AP. Orientadora: Raimunda Kelly Silva Gomes. 2020. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/888. Acesso em:.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/888-
dc.description.abstractWhen considering the complexity of socio-environmental issues in political, economic, cultural and educational aspects, and understanding it as the intrinsic relationship between the different areas of knowledge and the experiences in society and the use of natural resources essential for human existence, we can affirm that Environmental Education (EA), is linked to the knowledge constituted in daily experiences and in the direct relationships that we establish between man and nature. In this perspective, this research aimed to understand the educational praxis and teaching knowledge about AE at the Macacoari-EFAM Family School, located in Foz do Rio Macacoari, in the community of Nossa Senhora de Nazaré, in the municipality of Itaubal-AP. Specifically, the scope of this was through reflection on the emergence of formal environmental education and its presence in the formation of ecological subjects in the Amapá Amazon. Therefore, the context of the locus of research and the detailing of the teaching profiles present at EFAM was necessary, coming to highlight knowledge and experiences of them, when developing the environmental theme, in addition to being able to locate the elements that make up the styles of thoughts present in teaching praxis related to AE. This is a case study with a quali and quanti approach, which, through collections of information in the field carried out in documents, direct observations, semi-structured interviews and conversation with educators, constituted the understanding that the AE developed at EFAM, despite its agroecological character, there is a prevalence of romantic or naturalistic and anthropocentric or utilitarian currents known as preservationists, constituting a praxis permeated by the Ecological Thinking Style sustained by the conservationist or recursive concept of EA, indicating the importance of education of educators with ecological principles that can contribute to the construction of transforming EA and thus make it possible to form ecological subjects.pt_BR
dc.publisherUNIFAP – Universidade Federal do Amapápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourceVia SIPACpt_BR
dc.subjectEscola Família Agroecológica do Macacoari - EFAMpt_BR
dc.subjectEducação ambiental - docentespt_BR
dc.subjectEducação ambiental - professorespt_BR
dc.subjectEducadores ambientais - formadorespt_BR
dc.titleEducação ambiental na Amazônia amapaense: um estudo de caso na Escola Família Agroecológica do Macacoari - EFAM no município de Itaubal-APpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_br
dcterms.typeDissertaçãopt_br
dc.contributor.advisor1GOMES, Raimunda Kelly Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1668096856877502-
dc.description.resumoAo considerar a complexidade das questões socioambientais nos aspectos políticos, econômicos, culturais e educacionais, e compreendê-la como a relação intrínseca entre as diversas áreas de conhecimento e as vivências em sociedade e o uso dos recursos naturais essenciais para a existência humana, podemos afirmar que a Educação Ambiental (EA), está ligada aos saberes constituídos nas vivências cotidianas e nas relações diretas que estabelecemos entre homem e natureza. Nesta perspectiva, a presente pesquisa objetivou compreender a práxis educativa e os saberes docentes sobre a EA na Escola Família Agroecológica do Macacoari-EFAM, situada na Foz do Rio Macacoari, na comunidade de Nossa Senhora de Nazaré, no Município de Itaubal-AP. Especificamente, o alcance deste, se deu através da reflexão acerca do surgimento da educação ambiental formal e sua presença na formação de sujeitos ecológicos na Amazônia amapaense. Para tanto, a contextualização do lócus de pesquisa e o detalhamento dos perfis docentes presentes na EFAM foi necessário, vindo a destacar saberes e vivências, dos mesmos, ao desenvolverem a temática ambiental, além de ser possível situar os elementos que compõe os estilos de pensamentos presentes na práxis docente referente à EA. Trata-se de um estudo de caso com abordagem do tipo quali e quanti, o qual através de coletas de informações em campo realizadas em documentos, observações diretas, entrevistas semiestruturadas e roda de conversa com os educadores, constituíram a compreensão de que a EA desenvolvida na EFAM, em que pese seu caráter agroecológico, tem prevalência das correntes romântica ou naturalista e antropocêntrica ou utilitarista conhecida como preservacionista, se constituindo em uma práxis permeada pelo Estilo de Pensamento Ecológico sustentada pela concepção conservacionista ou recursista de EA, indicando a importância da formação de educadores com princípios ecológicos que possam contribuir com a construção da EA transformadora e assim se torne possível a formação de sujeitos ecológicos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EducacaoAmbientalAmazonia.pdf3,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons