Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/911
Title: Os reflexos da inserção do livro didático de língua inglesa nas práticas educativas de professores da Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Ana Paula Mendes
DANTAS, Nárrima Tayane de Souza Farias
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Darllen Almeida da
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/2338596243784752
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: NASCIMENTO, Ana Paula Mendes; DANTAS, Nárrima Tayane de Souza Farias. Os reflexos da inserção do livro didático de língua inglesa nas práticas educativas de professores da Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares. Orientadora: Darllen Almeida da Silva. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2015. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/911. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Livro Didático exerce hoje um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem de línguas, pois muitas vezes, este constitui-se em única fonte de consulta e de leitura tanto dos professores quanto dos alunos. Levando-se em consideração essa importância é que o presente estudo teve como objetivo verificar de que forma se deu a inserção do livro didático de Língua Inglesa na Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares, bem como os reflexos dessa inserção nas práticas educacionais dos envolvidos na pesquisa. A metodologia utilizada teve caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados no período de setembro de 2014 a maio de 2015. Participaram do estudo três professores de Língua Inglesa, oitenta e seis alunos do Ensino Médio e uma coordenadora pedagógica. Os resultados obtidos levam a compreender que para os docentes a inserção do livro didático não teve reflexo significativo, visto que a maioria não o utiliza, quanto aos alunos não se percebe qualquer tipo de resistência quanto ao seu uso.
Abstract: Nowadays the textbook plays a fundamental role in the teaching-learning language process because it often constitutes a unique source of information and reading for both teachers and students. Taking into account this importance, this study aimed to verify how occurred the integration of the textbook of English language in the Public School Dr. Alexandre Vaz Tavares and the consequences of this integration in the educational practices of those involved in search. The methodology used was descriptive with a qualitative and quantitative approach. The data were collected from September 2014 to May 2015. The study included three English Language teachers, eighty-six high school students and an educational coordinator. The results lead to understand that for teachers entering the textbook had no significant reflection, since most do not use it, concerning the students do not perceive any resistance on its use.
Keywords: Ensino Médio - livro didático
Língua Inglesa - livro didático
Língua Inglesa - ensino
Língua Inglesa - Ensino Médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Letras - Português / Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ReflexosInsercaoLivro.pdf836,59 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons