Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/930
Title: O gênero contos de fadas como recurso no ensino da língua inglesa para alunos da 1ª série do Ensino Médio de Escolas Públicas
metadata.dc.creator: TAKADA, Andréa Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Darllen Almeida da
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/2338596243784752
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: TAKADA, Andréa Vieira. O gênero contos de fadas como recurso no ensino da língua inglesa para alunos da 1ª série do Ensino Médio de Escolas Públicas. Orientadora: Darllen Almeida da Silva. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/930. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo investiga a relação entre um Conto de fadas e a aquisição de língua inglesa3, visto que esse gênero textual é bastante conhecido por toda a sociedade. A proposta da pesquisa busca demonstrar a influência da L2 por meio da literatura infantil, desenvolvendo a prática da leitura em ambiente escolar, bem como articulando a língua estrangeira moderna no sentido de desenvolver o processo de ensino/aprendizagem4. O estudo foi realizado em uma turma de 21 alunos da 1ª série do ensino médio de uma instituição pública da capital do Estado do Amapá. A pesquisa foi realizada no mês de outubro de 2015 e para uma melhor análise foi dividida em duas partes: Estudo dos Contos de Fadas em aulas de Língua Inglesa e Pós-estudo como análise de resultados obtidos. De modo geral, serão descritos procedimentos relativos à aquisição de uma L2 com o auxílio de atividades práticas. Durante o estudo, uma questão gerou dúvida: a recepção dos alunos do Ensino Médio com relação à proposta, já que os contos de fadas geralmente são associados à crianças pequenas. Finalizando, serão destacados os planos para a continuação do projeto e sugestões de trabalho acerca do tema.
Abstract: This article aims to investigate the relationship between a fairy tale and the acquisition of English language, starting from the great impact that this genre has in society. The proposed theme objectively demonstrates the influence of L2 through children's literature, developing the practice of reading in school environment, articulating modern foreign language promoting the teaching / learning process. The study was conducted in a public educational institution of Amapá state capital containing 21 students. The study lasted one month, October 2015, divided into two parts: the Fairy Tales study in English classes and Post-study. In general, procedures are described for the acquisition of an L2 with the help of practical activities. During the study, an issue has generated doubts regarding the research: the reception of high school students with the proposal, since the fairy tales are usually associated with young children. Finally, will be highlighted plans for the continuation of the project and work suggestions on the subject.
Keywords: Leitura - ambiente escolar
Literatura Infantil
Contos de Fadas
Língua Inglesa - aulas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Letras - Português / Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GeneroContosFadas.pdf383,73 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons