Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/956
Title: A progressão referencial na resenha acadêmica
metadata.dc.creator: MORAIS, Alex Nery
SILVA, Marceli dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Celeste Maria da Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/9073170752973521
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: MORAIS, Alex Nery. SILVA, Marceli dos Santos. A progressão referencial na resenha acadêmica. Orientadora: Celeste Maria da Rocha Ribeiro. 2013. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2013. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/956. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo constitui um estudo da progressão referencial em resenhas produzidas por alunos do ensino superior. Partindo da hipótese de que esses textos apresentam problemas nesse aspecto, objetiva analisar como se processam as principais estratégias discursivas utilizadas, bem como verificar os principais problemas relacionados. Apoia-se na linha de estudo da linguística textual e na teoria dos Gêneros do Discurso, Bakhtin (1952/3). Baseia-se em Koch (2009, 2013) e Koch e Elias (2012/2012), que tratam sobre aspectos relacionados às estratégias discursivas. Caracteriza-se como de natureza bibliográfica e de abordagem qualitativa.
Abstract: This article constitutes a study about referencial progression on the college students reviews. From the hypothesis that these texts present problems in this aspect, it objectives to analyse how we process the main discursive strategies used as well as to verify the main problems. It relies on the study line of textual linguistics and on Speech Genres Theory, Bakhtin (1952/3). Its theoretical based on Koch (2009, 2013) and Koch and Elias (2012/2012), in which are discussed aspects of discursive strategies. It’s characterized as bibliographical and qualitative approach.
Keywords: Gêneros acadêmicos
Linguística - estudo e ensino
Análise do discurso
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Letras - Português / Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProgressaoReferencialResenha.pdf547,04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons