Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1533
Título: Escola de educação na Amazônia: projeto modelo de uma escola itinerante, Macapá – AP
Autores: MOURA, Cássia Ingrid Rosa
Orientador: CARVALHO, Bianca Moro de
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9486844022799240
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: MOURA, Cássia Ingrid Rosa. Escola de educação na Amazônia: projeto modelo de uma escola itinerante, Macapá – AP. Orientadora: Bianca Moro de Carvalho. 2018. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1533. Acesso em: .
Resumo: A temática ambiental tem se transformado em uma questão recorrente desde a metade do século XX, consequência da crise ambiental iniciada pelo processo de exploração de recursos. A partir deste contexto, observar-se que é dentro das cidades que essas problemáticas ambientais vem se agravando, uma vez que o rápido crescimento das cidades influencia diretamente no aumento da degradação do meio ambiente. Tal circunstância, muito comum em grandes metrópoles, é um fenômeno que vem ocorrendo inclusive, em pequenas e médias cidades, como é o caso de Macapá (Amapá – Brasil). Marcada por uma urbanização tardia, Macapá adotou um modelo de urbanização marcado pela carência de políticas públicas urbanas, principalmente nos setores educacionais e habitacionais, resultando em inúmeros problemas, entre eles a degradação ambiental, que aumenta consequentemente os problemas socioambientais. Neste contexto, a educação ambiental tem sido apresentada como a mais importante ferramenta para a mitigação dessas problemáticas. Assim, esta monografia buscara entender o processo de degradação que as cidades amazônicas vem passando, tomando como estudo de caso a cidade de Macapá. Tendo como principal objetivo, a produção de um projeto piloto de uma escola de educação ambiental itinerante com o intuito de melhorar a condição degradante e vulnerável que toda a cidade vem enfrentando e vivenciando, beneficiando toda a população do município, contribuindo diretamente para com um meio ambiente urbano equilibrado e consequentemente, para um meio ambiente natural equilibrado.
Abstract: The environmental theme has become a recurring issue since the mid-twentieth century, as a consequence of the environmental crisis that began with the exploitation of resources. From this context, it is observed that it is within the cities that these environmental problems are becoming worse, since the rapid growth of cities directly influences the increase of environmental degradation. This phenomenon, very common in large metropolises, is a phenomenon that has been occurring even in small and medium cities, as is the case of Macapá (Amapá - Brazil). Marked by a late urbanization, Macapá adopted a model of urbanization marked by the lack of urban public policies, mainly in the educational and housing sectors, resulting in numerous problems, among them environmental degradation, which consequently increases socio-environmental problems. In this context, environmental education has been presented as the most important tool to mitigate these problems. Thus, this monograph seeks to understand the process of degradation that the Amazonian cities have been passing, taking as a case study the city of Macapá. With the main objective of producing a pilot project of a traveling environmental education school with the aim of improving the degrading and vulnerable condition that the whole city has been experiencing and benefiting the entire population of the municipality, contributing directly to a medium balanced urban environment and, consequently, a balanced natural environment.
Palavras-chave: Ambiente urbano
Problemas ambientais
Educação ambiental
Escolas itinerantes
Área do conhecimento: CIENCIAS SOCIAIS E APLICADAS
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EscolaEducacaoAmazonia.pdf9,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MEMORIAL.pdf663,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons