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Title: A formação docente nos cursos de mestrado profissional: perspectivas formativas na formação docente nos cursos de mestrado profissional na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
metadata.dc.creator: POJO, Nicole Grazielle da Silva
metadata.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/7559117957284848
metadata.dc.contributor.advisor1: ANDRADE, Antonia Costa
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/4663057745872110
metadata.dc.type: Dissertação
Citation: POJO, Nicole Grazielle da Silva. A formação docente nos cursos de mestrado profissional: perspectivas formativas na formação docente nos cursos de mestrado profissional na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Orientadora: Antonia Costa Andrade. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1600. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisa o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e o Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), dentro da Política de Formação de Professores na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Trata-se de uma pesquisa sobre o processo de expansão dos mestrados profissionais e situa a UNIFAP e o seu projeto para a formação de professores a partir de tal contexto. Com relação aos objetivos, o estudo busca: a) compreender as condicionantes que estimularam a reconfiguração da educação superior e a implementação dos mestrados profissionais; b) averiguar sob qual arquitetura formativa estão assentados o PROFMAT e o PROFHISTÓRIA na UNIFAP; e, por fim, c) identificar os pressupostos regulatórios, teóricos e jurídicos em que os respectivos mestrados profissionais em Rede Nacional foram regulamentados. Com enfoque teórico do Materialismo Histórico-Dialético e suas categorias analíticas, o estudo se inscreve em uma Pesquisa Documental, utilizando como fontes o Parecer n. 977 (1965), a Portaria n. 80 (1998); o Plano Nacional de Pós-graduação – PNPG (2011); os Planos de Desenvolvimentos Institucional da UNIFAP (2011-2020); e os respectivos Regimentos, Planos de Curso e Relatórios do Banco de Teses e Dissertações do PROFMAT e PROFHISTÓRIA. A análise e interpretação dos dados teve como referência a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo evidenciam as assimetrias que configuram o desenvolvimento acadêmico entre as diferentes regiões do Brasil, o que provoca um crescimento desigual de estados e regiões em aspectos econômicos e educacionais por exemplo, e revelaram que o Amapá tem expandido vagarosamente no que se refere aos cursos de pós-graduação. Em contrapartida, a investigação aponta para o sólido projeto de expansão dos cursos de mestrado profissional no Amapá e, junto a isso, constata que o ideário que sustenta a formação de caráter profissional, baseado na aquisição de competência e na profissionalização docente, está cada vez mais firmado
Abstract: This study analyzes the Professional Master's Degree in Mathematics in National Network (PROFMAT) and the Professional Master's Degree in History Teaching (PROFHISTÓRIA), within the Teacher Training Policy at the Federal University of Amapá (UNIFAP). It is a research on the expansion process of professional masters and situates UNIFAP and its project for teacher training in this context. Regarding the objectives, the study seeks to: a) understand the constraints that stimulated the reconfiguration of higher education and the implementation of professional master's degrees; b) find out under which formative architecture PROFMAT and PROFHISTÓRIA are based at UNIFAP; and, finally, c) identify the regulatory, theoretical and legal assumptions in which the respective professional master's degrees in the National Network were regulated. With a theoretical focus on Historical-Dialectic Materialism and its analytical categories, the study is part of a Documental Research, using Opinion n. 977 (1965), Ordinance n. 80 (1998); the National Postgraduate Plan – PNPG (2011); UNIFAP's Institutional Development Plans (2011-2020); and the respective Bylaws, Course Plans and Reports of the Theses and Dissertations Bank of PROFMAT and PROFHISTÓRIA. Data analysis and interpretation was based on the Content Analysis technique. The results of the study show the asymmetries that configure academic development between the different regions of Brazil, which causes an uneven growth of states and regions in economic and educational aspects, for example, and revealed that Amapá has expanded slowly in terms of postgraduate courses. On the other hand, the investigation points to the solid expansion project of the professional master's courses in Amapá and, together with this, finds that the ideas that support the formation of a professional character, based on the acquisition of competence and the professionalization of teachers, is increasingly more firm
Keywords: Professores - Formação
Mestrado profissional
Política educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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