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Title: Trabalho docente na licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) do Estado do Amapá e o Ensino Remoto Emergencial (ERE)
metadata.dc.creator: ASSUNÇÃO, Vanessa Lima dos Santos
metadata.dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/2132986616047047
metadata.dc.contributor.advisor1: LOBATO, Sidney da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/7693675785742150
metadata.dc.type: Dissertação
Citation: ASSUNÇÃO, Vanessa Lima dos Santos. Trabalho docente na licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) do Estado do Amapá e o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Orientador: Sidney da Silva Lobato. 2023. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1614. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O estudo aborda o trabalho docente na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) do Campus Mazagão (CampMzg) da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A partir das categorias condições de trabalho, precarização e intensificação, esta dissertação analisa o trabalho docente desde a implantação LEdoC CampMzg (em 2014) até o período do Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto da pandemia de Covid-19 (2020-2022). O problema de investigação é o seguinte: como o ERE impactou as preexistentes condições de trabalho dos docentes da LEdoC CampMzg? O objetivo de nossa dissertação é analisar as mudanças nas condições de trabalho docente geradas pelo ERE, no período da pandemia de Covid-19. São objetivos específicos a) analisar as políticas educacionais para o trabalho docente na LEdoC/Unifap, no contexto neoliberal e de reformas do Estado; b) examinar as decisões e ações educacionais que afetaram o trabalho docente antes e durante o contexto pandêmico na LEdoC CampMzg (2014-2022); c) investigar as condições de trabalho docente no ERE (novas formas intensificadas e precarizadas), considerando estrutura física, equipamentos, laboratórios, uso de tecnologias digitais, adequação curricular, ensino-aprendizagem, tempo de trabalho e as percepções dos docentes sobre saúde. Metodologicamente, o estudo apresenta abordagem qualitativa e se baseia em entrevistas e exame documental das principias políticas educacionais executadas durante o período pandêmico para o trabalho docente na LEdoC. Tomamos por base o Materialismo Histórico Dialético (MHD) e a análise de conteúdo. Na investigação empírica realizamos pesquisa documental e entrevistas de história oral com sete docentes da LEdoC. Os resultados indicam que, na pandemia da Covid-19, o Estado, ao executar políticas educacionais neoliberais, delineadas por Organismo Internacionais (OIs), trouxe danos ao trabalho docente. Constatamos que o trabalho docente da LEdoC CampMzg foi ainda mais precarizado e intensificado no contexto pandêmico, pois houve ampliação do tempo de trabalho, uso de espaços impróprios, bem como dificuldades na aquisição e uso de novas ferramentas ou equipamentos digitais
Abstract: The study addresses the teaching work in the Licentiate in Rural Education (LEdoC) at the Mazagão Campus (CampMzg) of the Federal University of Amapá (Unifap). Based on the categories of working conditions, precariousness and intensification, this dissertation analyzes teaching work since the implementation of the LEdoC CampMzg (in 2014) until the period of Emergency Remote Teaching (ERE), in the context of the Covid-19 pandemic (2020-2022). The research problem is the following: how did the ERE impact the pre-existing working conditions of the teachers at LEdoC CampMzg? The objective of our dissertation is to analyze the changes in teaching working conditions generated by the ERE, in the period of the Covid-19 pandemic. The specific objectives are a) to analyze the educational policies for teaching work at LEdoC/Unifap, in the neoliberal context and State reforms; b) examine educational decisions and actions that affected teaching work before and during the pandemic context at LEdoC CampMzg (2014-2022); c) investigate the conditions of teaching work in the ERE (new intensified and precarious forms), considering the physical structure, equipment, laboratories, use of digital technologies, curriculum adequacy, teaching-learning, working time and the perceptions of teachers about health. Methodologically, the study presents a qualitative approach and is based on interviews and documentary examination of the main educational policies implemented during the pandemic period for teaching work at LEdoC. We take Dialectical Historical Materialism (MHD) and content analysis as a basis. In the empirical investigation, we carried out documentary research and oral history interviews with seven professors at LEdoC. The results indicate that, in the Covid-19 pandemic, the State, by executing neoliberal educational policies, outlined by International Organizations (IOs), brought damage to teaching work. We found that the teaching work at LEdoC CampMzg was even more precarious and intensified in the pandemic context, as there was an increase in working time, use of inappropriate spaces, as well as difficulties in the acquisition and use of new tools or digital equipment
Keywords: Educação do campo - Mazagão (AP)
Prática de ensino
Políticas educacionais
Ensino remoto emergencial (ERE)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Publisher: UNIFAP - Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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