Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1755
Título: O mito da (in)disciplina na cultura escolar: processos socializadores em uma escola pública civil militarizada de Macapá-AP (2021-2023)
Autores: ROCHA, Leonor Barbosa
Orientador: RIBEIRO, Adalberto Carvalho
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9093782969901989
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: ROCHA, Leonor Barbosa. O mito da (in)disciplina na cultura escolar: processos socializadores em uma escola pública civil militarizada de Macapá-AP (2021-2023). Orientador: Adalberto Carvalho Ribeiro. 2024. 262 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2024. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1755. Acesso em:
Resumo: A presente pesquisa versa sobre a Cultura Escolar com foco específico na questão disciplinar na Educação básica, observada em uma escola pública que foi militarizada. O objetivo geral é Analisar de que maneira os processos socializadores (in)disciplinares se revelam na cultura escolar de jovens estudantes da Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, no período de 2021 a 2023. O problema de pesquisa consiste na seguinte pergunta: de que maneira os processos socializadores (in)disciplinares se revelam na cultura escolar de jovens estudantes da Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, no período de 2021 a 2023? As categorias analíticas escolhidas para a análise do objeto são: Processos Socializadores; Gerencialismo, Disciplina e Neoconservadorismo. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa Etnográfica, de abordagem qualitativa, combinada com Estudo de Caso. O locus da pesquisa é a Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral. Trata-se de uma instituição escolar pública que foi militarizada no ano de 2017, a qual está situada na zona Norte da cidade de Macapá, no estado do Amapá. Os resultados apontam para a efetividade de uma cultura escolar militarizada, que busca inculcar nos estudantes a materialização de processos socializadores verticais e hierárquicos na perspectiva da cultura disciplinar militar, porém, em essência, os alunos, especialmente no que concerne aos seus hábitus, mesmo parecendo aprisionadas no âmbito do espaço escolar, contraditoriamente, encontram formas de burlar as regras formais, o que pode denotar, por um lado que a matriz que se pretende impor não funciona de modo absoluto, e por outro, que, teoricamente, a força do hibridismo cultural pode ser maior que a tentativa de padronização de comportamentos e condutas.
Abstract: This research deals with School Culture with a specific focus on the disciplinary issue in Basic Education, observed in a public school that was militarized. The general objective is to analyze how (in)disciplinary socializing processes are revealed in the school culture of young students at Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, in the period from 2021 to 2023. The research problem consists of the following question: what How are (in)disciplinary socializing processes revealed in the school culture of young students at Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, in the period from 2021 to 2023? The analytical categories chosen for the analysis of the object are: Socializing Processes; Managerialism, Discipline and Neoconservatism. Methodologically, this is an Ethnographic research, with a qualitative approach, combined with a Case Study. The locus of the research is the Professora Risalva Freitas do Amaral State School. It is a public school institution that was militarized in 2017, which is located in the north of the city of Macapá, in the state of Amapá. The results point to the effectiveness of a militarized school culture, which seeks to inculcate in students the materialization of vertical and hierarchical socializing processes from the perspective of military disciplinary culture, however, in essence, the students, especially with regard to their habits, even though they seem imprisoned within the scope of the school space, contradictorily, they find ways to circumvent the formal rules, which may denote, on the one hand, that the matrix that is intended to be imposed does not work in an absolute way, and on the other, that, theoretically, the strength of hybridism culture may be greater than the attempt to standardize behaviors and conduct.
Palavras-chave: Cultura escolar
Militarização
Disciplina
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MitoIndisciplinaCultura.pdf5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons