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http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1836
Título: | Heteronormatividade no contexto escolar: resistências e enfrentamentos de estudantes LGBTQIA+ |
Autores: | ANJOS, Katia Maria Barbosa dos |
Orientador: | PEREIRA, Alexandre Adalberto |
Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4232386051172176 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Citação: | ANJOS, Katia Maria Barbosa dos. Heteronormatividade no contexto escolar: resistências e enfrentamentos de estudantes LGBTQIA+. Orientador: Alexandre Adalberto Pereira. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1836. Acesso em: . |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta uma reflexão acerca da heteronormatividade no contexto escolar, historicamente marcada por padronizações da ordem heterossexual conservada e reproduzida nas instituições educacionais. Busca analisar as práxis de resistências e enfrentamentos de estudantes LGBTQIA+ com reportes teóricos que discorrem sobre colonialidade do Ser e do Poder e a decolonialidade, as quais propiciaram discutir a escola como ambiente institucional que corrobora com modelos hegemônicos de gênero e sexualidade, e os impactos gerados em sujeitos estudantes não heteronormativos. O problema da pesquisa é: de que maneira a heteronormatividade, no contexto escolar, afeta as vivências socioeducacionais de estudantes LGBTQIA+? O objetivo geral consiste em compreender de que maneira a heteronormatividade, no contexto escolar, afeta as vivências socioeducacionais de estudantes LGBTQIA+. Os objetivos específicos são: a) discutir os processos de opressão heteronormativa e os desdobramentos de dominação e subalternização de sujeitos LGBTQIA+; b) identificar como se mantém e reproduz heteronormatividade no contexto escolar que afeta as vivências de estudantes LGBTQIA+; e c) analisar processos de resistências, enfrentamentos e desconstruções por parte de estudantes LGBTQIA+, refletindo se eles reconhecem os espaços que ocupam na escola, assumindo um lugar de protagonismo. Metodologicamente, esta pesquisa se respalda no método dialético materialista, com abordagem quanti-qualitativa, sendo a coleta de dados realizada com roteiro de questionários estruturados online e entrevistas semiestruturadas online, aplicadas a sujeitos estudantes LGBTQIA+ maiores de 18 anos, e a análise do discurso foi utilizada como tratamento de dados. Com efeito, compreendemos que o contexto escolar heteronormativo permanece arraigado a uma perspectiva colonial que silencia e inviabiliza as problemáticas que giram em torno da subalternização de estudantes LBGTQIA+ no processo socioeducativo, e que se faz urgente e necessário discutir e visibilizar identidades não heteronormativas no âmbito escolar. Além disso, é necessário identificar violações que afetam o direito de ser de estudantes destoantes das normas de gênero e sexualidade, sujeitos que vêm construindo mecanismos de desconstruções da ordem heteronormativa através de manifestações discursivas, performances visuais, grupos de apoio e debates. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Pessoas LGBT Identidade de gênero na educação |
Área do conhecimento: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Editor: | UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
País da Instituição: | Brasil |
Fonte do Documento: | Via SIPAC |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED |
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