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Título: Política de educação integral no ensino médio: oportunidades educacionais e protagonismo juvenil no Programa Escola do Novo Saber, em Santana-AP, 2017-2020
Autores: PEREIRA, Nelcy da Costa
Orientador: BARLETA, Ilma de Andrade
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8714509231648026
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: PEREIRA, Nelcy da Costa. Política de educação integral no ensino médio: oportunidades educacionais e protagonismo juvenil no Programa Escola do Novo Saber, em Santana-AP, 2017-2020. Orientadora: Ilma de Andrade Barleta. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1839. Acesso em: .
Resumo: O estudo versa sobre a Política Nacional de Educação Integral no Ensino Médio, cujo objetivo é analisar a política de Educação Integral no Ensino Médio, desenvolvida por meio do programa Escola do Novo Saber, referente às oportunidades educacionais e ao protagonismo juvenil. Os objetivos específicos buscam: 1) analisar e discutir a Política de Educação Integral no Ensino Médio, a partir dos eixos trabalho e educação; 2) compreender como a política de educação integral no ensino médio influencia o atendimento à juventude, referente às oportunidades educacionais e ao protagonismo juvenil; e 3) verificar, junto ao egresso, como se constituem as oportunidades educacionais e o protagonismo juvenil, a partir das diretrizes pedagógicas da Escola do Novo Saber. Para subsidiar o debate proposto inspirou-se no método do Materialismo Histórico-Dialético. A metodologia articulou-se entre pesquisa de campo e documental. Em campo, buscou-se a investigação dos fenômenos educativos por meio da abordagem qualitativa/quantitativa (Quali/Quanti), tendo como instrumento de pesquisa o questionário, aplicado a 35 egressos do ensino médio de 2019 e 2020. Para análise dos dados coletados, utilizou-se a abordagem de análise do conteúdo. Quanto à pesquisa documental, analisou-se as legislações que orientam a Reforma do Ensino Médio, além dos documentos elaborados pelas instituições privadas que fazem parte da parceria público-privada. Para o aprofundamento teórico, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, que complementa o corpus do trabalho. O Lócus de pesquisa está em uma escola estadual de ensino médio integral localizada no município de Santana/AP, em que foi implantado o programa Escola do Novo Saber. O estudo demonstra que as reformas desencadeadas pelas organizações do sistema capitalista, no contexto da globalização econômica e na reestruturação produtiva, têm influenciado a economia, o social e a política de forma vertiginosa, trazendo implicações para a educação e o trabalho. Os organismos multilaterais, cuja intenção é o mercado, têm firmado soluções de pensamento único para os problemas econômicos e sociais, com a lógica da privatização e o fortalecimento das parcerias público-privadas. Na política de educação integral, há um engendramento de propostas de programas desenvolvidos, em parte, no sistema educacional brasileiro, em que se destacam como marcas de experimentalismo com organizações do tempo e do espaço escolar, cujo objetivo é testar formatos educativos considerados inovadores, adequando-se às necessidades das forças produtivas do capital e do mercado. Quanto à modelagem Escola do Novo Saber, no atendimento à juventude, busca assegurar uma aprendizagem que possibilite o desenvolvimento de múltiplas habilidades que agreguem valores às dimensões social e produtiva, tendo como centralidade o projeto de vida do estudante, na vertente do protagonismo juvenil, pois o jovem é o principal responsável por esse caminhar. Além disso, a proposta pedagógica e suas diretrizes tratam de uma formação com base na aprendizagem flexível, com características pragmáticas e gerenciais. Apesar do discurso oficial de ser uma educação inovadora e de qualidade, a modelagem não foi suficientemente atrativa aos egressos, uma vez que o horário integral tirou deles a oportunidade de outras realizações.
Abstract: This research approaches the National Policy for Integral Education in High School, whose aim at analyzing the policy developed through the Programa Escola do Novo Saber, regarding educational opportunities and youth as protagonist. Specific objectives search for: 1) analyzing and discussing Policy for Integral Education in High School from the axis work and education; 2) understanding how the Policy for Integral Education in High School influences the youth attendance regarding educational opportunities and youth as protagonist; and 3) verifying with the egress how education opportunity and youth as protagonist are constituted from the pedagogical guidelines of the Escola do Novo Saber. To support the debate proposed, Historical-Dialectical Materialism was the inspiration. Methodology was articulated between documental and field researches. In the field, the investigation on education phenomena was searched through qualitative/quantitative approach (Quali/Quanti), applying the questionnaire as research instrument with open and closed questions to 35 egresses of 2019 and 2020. To analyze data collection, the content analysis approach was used. Regarding documental research, legislation which guide the High School reform was analyzed, further documents issued by private institution which are part of the public-private partnership as well. Theoretical deepening used bibliographic research, giving the work corpus. Research locus is an integral state high school localized in Santana, municipality of the State of Amapá, in which the Program Escola Novo Saber was implemented. This study demonstrates that reforms initiated by organizations of the capitalist system, with the economic globalization context and the production restructuration, have influenced the economy, the social, and the policy in a vertiginous way, bringing implication for education and work. Multilateral organizations, whose intention is the market, have made single thought solutions for economic and social matters under the privatization logic and for public-private partnership strengthen. In the Integral Education Policy there is engendering of program proposal developed, in part, within the Brazilian educational system, in which some marks are highlighted, such as experimenting with school time and space organization, whose aim is testing educational formats considered innovative, suiting to the needs of productive forces of capital and market. Regarding the modeling Escola do Novo Saber, in the youth attendance, it searches for ensure a learning that enable developing multiple skills that aggregate values to social and productive dimensions, and its centrality is the student’s life project, in the youth bias because the young student is the main responsible by this walking. Furthermore, pedagogical proposal and its guidelines deal with an education based on flexible learning with pragmatic and managerial characteristics. Despite the official discourse affirms an innovative and quality education, the modeling was not attractive for egresses since the integral schedule take opportunities for other performances from them.
Palavras-chave: Política educacional
Educação e Estado
Ensino integral
Ensino médio
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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