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http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1840
Título: | Representações epistemológicas sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES: o que revelam os estudos no Brasil (2008-2018) |
Autores: | ESTEVES, Nilzana Braga |
Orientador: | GUERRA, Margareth da Silva |
Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0064134136239008 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Citação: | ESTEVES, Nilzana Braga. Representações epistemológicas sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES: o que revelam os estudos no Brasil (2008-2018). Orientadora: Margareth da Silva Guerra. 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/1840. Acesso em: . |
Resumo: | Este estudo situa-se na fronteira das tensões entre regulação e emancipação entendidas no debate geral das políticas de educação superior. Tem como objetivo analisar as representações epistemológicas existentes na produção do conhecimento acerca do SINAES. Optamos pela abordagem de pesquisa materialista histórico dialético, pois entendemos existir a necessidade da correlação do conhecimento empírico com as estruturas epistêmicas para que se confira consistência aos significados encontrados no desenvolvimento da investigação. É uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio de pesquisa documental, foram analisadas as produções intelectuais advinda dos programas de pós-graduação (teses e dissertações) das universidades situadas nas regiões Centro-oeste (UnB), Norte (UFPA), Nordeste (UFC), Sudeste (UNICAMP) e Sul (UFRGS), num recorte temporal de 2008 a 2018. A perspectiva metodológica baseou-se na metapesquisa. Como principal resultado destacamos: Os trabalhos analisados trazem apontamentos e contextualização da avaliação no cenário global, contudo as representações epistemológicas das produções analisadas revelam as incertezas diretivas que caracterizaram e ainda caracterizam a educação superior brasileira e da atual crise educacional contemporânea no contexto global; embora seja perceptível nas produções um conhecimento real acerca dos mecanismos de regulação e emancipação no contexto do SINAES, não conseguimos perceber para além disso uma interação para novas representações perspectivas acerca do SINAES. |
Abstract: | This study is situated on the border of the tensions between regulation and emancipation understood in the general debate of higher education policies. It aims to analyze the existing epistemological representations in the production of knowledge about SINAES. We opted for the dialectical historical materialist research approach, as we understand that there is a need to correlate empirical knowledge with epistemic structures in order to give consistency to the meanings found in the development of the investigation. It is a qualitative research, fulfilled through documentary research, the intellectual productions arising from postgraduate programs (theses and dissertations) of universities located in the Midwest (UnB), North (UFPA), Northeast (UFC), Southeast (UNICAMP) and South (UFRGS), in a time setting from 2008 to 2018. The methodological perspective was based on the meta-research. As a main result, we highlig: The analyzed works give notes and contextualization of the evaluation in the global plot, however the epistemological representations of the analyzed productions reveal the directive uncertainties that characterized and still characterize the Brazilian higher education and the current contemporary educational crisis in the global context; although it is noticeable in the productions a real knowledge about the mechanisms of regulation and emancipation in the context of SINAES, we were not able to perceive, beyond that, an interaction for new representations and perspectives about SINAES. |
Palavras-chave: | Política educacional Educação Superior - Avaliação Avaliação educacional Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) |
Área do conhecimento: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS |
Editor: | UNIFAP – Universidade Federal do Amapá |
País da Instituição: | Brasil |
Fonte do Documento: | Via SIPAC |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED |
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