Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/856
Title: Políticas de avaliação no Brasil: perspectivas de qualidade e autonomia impressas nas sistemáticas de avaliação da região Norte (2009-2019)
metadata.dc.creator: IDALINO, Adriana Cristina Furtado
metadata.dc.contributor.advisor1: ANDRADE, Antônia Costa
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/4663057745872110
metadata.dc.type: Dissertação
Citation: IDALINO, Adriana Cristina Furtado. Políticas de avaliação no Brasil: perspectivas de qualidade e autonomia impressas nas sistemáticas de avaliação da região Norte (2009-2019). Orientadora: Antônia Costa Andrade. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/856. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, intitulado “Políticas de avaliação no Brasil: perspectivas de qualidade e autonomia impressas nas sistemáticas de avaliação da Região Norte (2009-2019)”, aborda como temática as políticas de avaliação em larga escala voltadas para o ensino fundamental, em especial a Provinha Brasil e a ANA, a partir de uma concepção contra-hegemônica. Ao refletir sobre os sistemas de avaliação no contexto educacional brasileiro e internacional, observamos, historicamente, que as avaliações em larga escala têm influenciado nas políticas educacionais e no cotidiano das escolas. Nesse cenário histórico, para a presente investigação organizamos o seguinte problema de pesquisa: os sistemas de avaliação criados na Região Norte revelam autonomia em relação ao modelo adotado pelo Saeb? Trata-se de problematizar a atuação da política educacional em avaliação a partir das circunstâncias específicas, históricas e econômicas da Região Norte, recusando a simplificação daquilo que deve ser tomado em toda a sua real complexidade. O objetivo da pesquisa configurou-se em analisar em que medida os estados da Região Norte se valeram da sua autonomia para criar sistemas de avaliação baseados em sua diversidade local. A pesquisa é do tipo documental, na qual realizamos um levantamento a partir dos Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias Estaduais de Educação e site do Inep para mapeamento nos documentos oficiais referentes às sistemáticas de avaliação em vigência nos estados da Região Norte. Além disso, analisamos os documentos que regulamentam a implementação das avaliações em larga escala para o ensino fundamental dentro do contexto do Estado avaliador. A avaliação se firma cada vez mais como elemento da regulação e da administração gerencial e competitiva do Estado avaliador no Brasil, com uma história de mais de vinte anos. Os resultados apontam que os estados da Região Norte, ainda que possuam sistemas próprios de avaliação, apresentam autonomia relativa nas suas matrizes curriculares, tendo em vista o atendimento ao currículo nacional, conforme as provas do SAEB.
Abstract: This paper, entitled "Evaluation policies in Brazil: perspectives of quality and autonomy imprinted in the evaluation systems of the North Region (2009-2019)", addresses the theme of large-scale assessment policies aimed at primary education, in particular the Provinha Brasil and the ANA, based on a counter-hegemonic concept. When reflecting on assessment systems in the Brazilian and international educational context, we observe that, historically, large-scale assessments have influenced educational policies and the daily life of schools. In this historical scenario, for the present investigation, we organized the following research problem: do the assessment systems created in the North Region reveal autonomy in relation to the model adopted by Saeb? The idea is to problematize the performance of educational policy in evaluation from the specific, historical and economic circumstances of the North Region, refusing to simplify what should be considered in its full complexity. The objective of the research was to analyze to what extent the states of the North Region used their autonomy to create assessment systems based on their local diversity. The research is of a documentary type, in which we carried out a survey from the State Councils of Education, State Departments of Education and the Inep website to map the official documents referring to the evaluation systems in force in the states of the North Region. In addition, we analyze the documents that regulate the implementation of large-scale evaluations for primary education within the context of the evaluating State. The evaluation is increasingly established as an element of regulation and managerial and competitive administration of the evaluating State in Brazil, with over twenty years of history. The results show that the states of the North Region, even with their own evaluation systems, have relative autonomy in their curricular matrices, bearing in mind the national curriculum, according to the SAEB tests.
Keywords: Educação – Avaliação
Avaliação da educação – Brasil – Região Norte
Política educacional – Brasil – Região Norte
Provinha Brasil
Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_PoliticasAvaliacaoBrasil.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons