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Título: As condições de trabalho docente no atendimento educacional especializado na rede estadual de ensino público macapaense (2007-2020)
Autores: LAZAMÉ, Elioenai Silva
Orientador: BARLETA, Ilma de Andrade
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8714509231648026
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: LAZAMÉ, Elioenai Silva. As condições de trabalho docente no atendimento educacional especializado na rede estadual de ensino público macapaense (2007-2020). Orientadora: Ilma de Andrade Barleta. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/868. Acesso em:.
Resumo: O objetivo geral desta dissertação é analisar as condições de trabalho docente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas da rede estadual de ensino público macapaense no período de 2007 a 2020 Como fundamentos teórico-metodológicos adotamos o materialismo histórico-dialético por acreditarmos que os fenômenos sociais no bojo de uma sociedade capitalista não se explicam de forma isolada e, sim, fazem parte de uma totalidade histórica. A pesquisa é do tipo bibliográfica, documental e de campo. Selecionamos três escolas de Educação Básica da rede estadual de ensino em Macapá. Entrevistamos oito docentes do AEE que atuam na Sala de Recurso Multifuncional (SRM). Para a interpretação dos dados optamos pela Análise de Conteúdo (AC). As informações obtidas nas entrevistas e o seu diálogo com a teoria se deu a partir das categorias precarização, intensificação e polivalência do trabalho docente. O estudo está organizado em três seções, além da Introdução e das Considerações Finais. Na primeira seção apresentamos as discussões que versam sobre as temáticas trabalho, condições de trabalho docente, considerando o processo de crise do capital, reestruturação produtiva, contrarreforma do Estado e da educação. Na segunda seção apresentamos as particularidades da Educação Especial no cenário brasileiro e no estado do Amapá. Analisamos dados educacionais referentes ao número de matrículas, docentes, estabelecimentos e turmas na Educação Especial no período de 2007 a 2019. Na terceira seção, expomos os resultados levantados na pesquisa, os quais evidenciaram que os docentes do AEE que desenvolvem suas atividades laborais na SRM reconhecem que, apesar de possuírem as salas do AEE, elas não atendem adequadamente as especificidades do público atendido, seja pela escassez de materiais tecnológicos e pedagógicos, seja pela ausência de espaços individuais e do próprio espaço físico ampliado. Os docentes unanimemente expressaram que, para realizar o atendimento do estudante com deficiência, eles precisam usar dos seus recursos financeiros para a compra de materiais, a impressão de textos e atividades, a aquisição de jogos pedagógicos, além de utilizarem os seus próprios dados móveis de Internet para a realização de pesquisas escolares. Identificamos, também, que os professores da Educação Especial caracterizam o seu trabalho pela polivalência, pelo fato de atenderem os alunos das diversas deficiências, não sendo levado em consideração a formação, a experiência, a afinidade do docente em determinas áreas do Atendimento Educacional Especializado e que essa relação de trabalho está vinculada com as relações mais amplas do mundo do trabalho contemporâneo.
Abstract: The general objective of this research is to analyze the teaching work conditions in Specialized Educational Assistance (SEA) in public schools in Macapá city from 2009 to 2019. As theoretical-methodological fundamentals we adopt the dialectical historical materialism because we believe that the social phenomena in the bulge of a capitalist society are not explained in isolation but they are part of a historical totality. We adopted the bibliographic, documentary and field research. We selected three basic education goverment schools in Macapá. We interviewed 8 SEA professors who work in the Multifunctional Resource Room (MRR). For data interpretation, we opted for content analysis. The information obtained in the interviews and their dialogue with the theory was based on the categories of precariousness, intensification and versatility of the teaching work. The study is organized into three sections and introduction and final considerations. In the first section we present the discussions that deal with the category of working, teaching working conditions, considering the process of capital crisis, productive restructuring, counter-reform of the State and education. In the second section we present the particularities of Special Education in the Brazilian scenario and in the state of Amapá. We analyzed educational data regarding the number of enrollments, teachers, establishments and classes in special education in the period from 2007 to 2019. In the third section, we exposed the results of the survey. The results showed that the teachers of SEA who develop their work activities at MRR recognize that despite having the rooms of SEA, these rooms do not assist the specific needs of the public served adequately, either by the scarcity of technological and pedagogical materials, or by the lack of partitions and of the expanded physical space itself. The teachers unanimously expressed that to provide assistance to students with disabilities, they need to use their financial resources to purchase materials, print texts and activities, purchase educational games, in addition to using their own mobile internet data for the conducting school research. We also identified that teachers of special education characterize their work due to their versatility, due to the fact that they attend students with different disabilities, without taking into consideration the training, experience, the teacher's affinity in certain areas of specialized educational assistance and that this relationship of work is linked to the broader relations of the world of contemporary work.
Palavras-chave: Docente - condições de trabalho
Educação especial - professores
Atendimento Educacional Especializado
Trabalho docente
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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