Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/876
Title: Educação em missões jesuíticas francesas: saberes e fazeres híbridos na fronteira franco-portuguesa (1714-1765)
metadata.dc.creator: DINIZ, Karolliny Melo Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: LOBATO, Sidney da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/7693675785742150
metadata.dc.type: Dissertação
Citation: DINIZ, Karolliny Melo Ferreira. Educação em missões jesuíticas francesas: saberes e fazeres híbridos na fronteira franco-portuguesa (1714-1765). Orientador: Sidney da Silva Lobato. 2020. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/876. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como propósito compreender as experiências educativas vivenciadas por grupos indígenas e jesuítas nas missões religiosas francesas fundadas na Guiana Francesa e no Oiapoque, no século XVIII. Nesse sentido, o interesse desta investigação é analisar conflitos e negociações entre esses sujeitos em situação colonial. Para tanto, utilizaremos como fonte o conjunto de cartas edificantes e curiosas escritas por jesuítas franceses do Setecentos que ali atuaram. Esses documentos podem ser considerados um dos principais materiais de pesquisa para entender a história da educação da Amazônia colonial. Destacamos a contribuição da pesquisa para com a historiografia da América colonial, sobretudo pela análise da educação, pois se trata de um tema pouco discutido nos estudos acadêmicos dos Programas de Pós- Graduação em educação e de história. O debate pretende desconstruir epistemologias que têm como base a perspectiva eurocêntrica, cuja abordagem apenas reserva aos indígenas um lugar de cativo, de mão de obra ou ente coisificado, sem considerar a agência desses sujeitos. Desse modo, adotamos um enfoque fundamentado nas teorias pós-coloniais de Homi Bhabha e Edward Said, na História Cultural e na História indígena. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e foi construída por meio da pesquisa documental e da técnica de análise de conteúdo. Analisamos o cotidiano educativo das missões Kourou, Saint Joseph, Saint Paul, Ouanary e Sinamary, considerando as formas de articulação dos grupos indígenas e jesuítas que, afinal, tanto possuíam interesses particulares quanto negociavam entre si.
Keywords: Missões jesuíticas
Jesuítas - Brasil
Missões religiosas francesas
Amazônia colonial - história da educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EducacaoMissoesJesuiticas.pdf13,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.