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Title: Referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP
metadata.dc.creator: SANTOS, Manoel Raimundo dos
metadata.dc.contributor.advisor1: FIGUEIRÊDO, Arthane Menezes
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/4712716649621181
metadata.dc.type: Dissertação
Citation: SANTOS, Manoel Raimundo dos. Referencial curricular amapaense: narrativas de professores/formadores do PROBNCC/AP. Orientadora: Arthane Menezes Figueirêdo. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/880. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação configura-se como uma pesquisa básica na área da Educação e problematiza a materialização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Amazônia Amapaense a partir do Referencial Curricular Amapaense. Neste sentido, tem como objeto de estudo o processo de elaboração e implementação do Referencial Curricular Amapaense a partir das narrativas dos professores formadores do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular do Amapá (PROBNCC/AP). Levanta-se a seguinte questão problema: como os formadores do PROBNCC compreendem o processo de construção e implementação do Referencial Curricular Amapaense (RCA) nas escolas amapaenses? Neste sentido, seu objetivo geral é: analisar o processo de construção e implementação do RCA a partir das percepções dos professores formadores do PROBNCC/AP. Em viés metodológico trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Como meio de apreensão de dados faz-se uso da observação e da entrevista narrativas. Os dados foram analisados a partir da Análise do Discurso (AD) tendo como teoria geral do conhecimento o Materialismo Histórico dialético de Karl Marx. Os resultados evidenciam que educação como direito social é incompatível com o desenvolvimento de competências e que essa questão é uma das maiores contradições nesse processo pois, ao mesmo tempo em que os professores formadores defendem a educação como direito social, acreditam que isso poderá ser alcançado por meio do desenvolvimento de competências que se volta para o reforço dos privilégios de classe e promove exclusão social.
Abstract: The present work is configured as a basic research in the field of Education and problematizes the implementation of the new curricular standards, known as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) in Amapá from the Curriculum Standards from Amapá. The object of study is the process of elaboration and implementation of the Curriculum Standards from Amapá from the narratives of the mentors of PROBNCC/AP. To this end, a problem question is raised: how do the mentors of the Support Program for Implementation of “Common Core State Standards” (PROBNCC) understand the process of implementation of the Curriculum Standards from Amapá (RCA) at schools in the region? The general objective is to analyze the process of implementation of RCA at state and municipal schools in the state of Amapá from the perspective of the teachers mentors of the PROBNCC/AP. The methodology is carried out by a study case in a ethnographic type of qualitative approach. As a form of apprehension of data it uses observation and narrative interviews. The data was analyzed based on Discourse Analysis (AD) with Karl Marx's dialectical historical materialism as the general theory of knowledge.
Keywords: Referencial curricular amapaense
Políticas educacionais
Políticas curriculares - Brasil
Professor - formação continuada
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: Via SIPAC
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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