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Título: Trabalho docente na reforma do ensino médio amapaense (2016-2019)
Autores: PÁDUA, Maria de Barros da Trindade
Orientador: GUIMARÃES, André Rodrigues
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0146898361391391
Tipo de Documento: Dissertação
Citação: PÁDUA, Maria de Barros da Trindade. Trabalho docente na reforma do ensino médio amapaense (2016-2019). Orientador: André Rodrigues Guimarães. 2020. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/884. Acesso em:.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar as Condições de Trabalho Docente no contexto da Reforma do Ensino Médio na Educação Amapaense, a partir da Lei n. 13.415/2017. Particularmente, elegemos como categorias centrais a precarização, a intensificação e as condições de trabalho. Os fundamentos teórico-metodológicos desta investigação estão pautados no Materialismo Histórico-Dialético dos postulados de Marx, tendo como principais categorias de análise: historicidade, mediação, totalidade e a contradição. Seguindo as etapas metodológicas, o estudo de domínio da pesquisa social, direcionou-se a uma pesquisa de campo de natureza exploratória, dividida em cinco etapas: 1) levantamento e estudo bibliográfico; 2) coleta e análise documental; 3) aplicação do questionário aos docentes; 4) entrevistas aos docentes selecionados a partir das respostas dos questionários; 5) análise dos dados coletados. Os resultados indicam mudanças e implicações significativas que recaíram no trabalho docente, de forma geradora de diversos problemas. Concluímos que, o processo de implementação do novo Ensino Médio sem um debate democrático, implica para o trabalho docente em precarização, intensificação e insatisfação profissional.
Palavras-chave: Educação - tempo integral
Políticas educacionais
Trabalho docente - ensino médio
Docente - condições de trabalho
Área do conhecimento: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: Via SIPAC
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

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