Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/916
Title: O lúdico como estratégia de formação do leitor literário
metadata.dc.creator: CARMO, Maria do Socorro Ribeiro do
SOUSA, Maria Luiza Correa de
PENHA, Sandra Maria Tavares
metadata.dc.contributor.advisor1: ARRUDA, Ana Paula Costa de
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/6799850504687882
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: CARMO, Maria do Socorro Ribeiro do; SOUSA, Maria Luiza Correa de; PENHA, Sandra Maria Tavares. O lúdico como estratégia de formação do leitor literário. Orientadora: Ana Paula Costa de Arruda. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/916. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O processo de ensino-aprendizagem requer o desenvolvimento de estratégias que contribuam para o processo de construção do conhecimento. Entre as estratégias que podem ser utilizadas dentro do processo de ensino e aprendizagem, destaca-se o lúdico que tem sido uma ferramenta importante, principalmente no que diz respeito a leitura em sala de aula, pois essa é uma das principais metas do Ensino Fundamental de Nove Anos. Nessa perspectiva, é relevante considerar que o Gênero Literário é um recurso que pode contribuir para a competência do leitor. Foi com base nesse pressuposto, que este trabalho tem como objetivo analisar o uso do lúdico na formação do Leitor Literário na escola Estadual Predicanda Carneiro de Amorim Lopes no 5º ano. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e de campo, sendo a mesma do tipo exploratória de cunho qualitativo. Os resultados apontaram que o uso do lúdico como recurso pedagógico favorece a formação do leitor literário.
Abstract: The process of teaching and learning requires the development of strategies that contribute to the knowledge construction process. Among the strategies that can be used in the process of teaching and learning, there is playfulness that has been an important tool, particularly with regard to reading in the classroom, because this is one of the main goals of Primary Education Nine years. From this perspective, it is important to consider that the Literary Genre is a resource that can contribute to the reader's competence. It was on that basis, this work aims to analyze the use of the play in the formation of the State Literary Reader Predicanda Ram Amorim Lopes School in the 5th grade. The research was bibliographic nature and of course, being the same type of exploratory qualitative nature. The results showed that the use of the play as a pedagogical resource favors the formation of the literary reader.
Keywords: Leitura - sala de aula
Lúdico - ferramenta de aprendizagem
Leitor - formação
Leitor literário
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Letras - Português / Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LudicoEstrategiaFormacao.pdf448,41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons