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Title: Aquisição e desenvolvimento de uma língua estrangeira (inglês): o estudo de caso entre os recursos audiovisuais e o sociointeracionismo
metadata.dc.creator: SOUZA, Emerson Felipe Francisco de
metadata.dc.contributor.advisor1: DUARTE, Silvagne Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/8622352848949136
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: SOUZA, Emerson Felipe Francisco de. Aquisição e desenvolvimento de uma língua estrangeira (inglês): o estudo de caso entre os recursos audiovisuais e o sociointeracionismo. Orientador: Silvagne Vasconcelos Duarte. 2016. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/942. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho são traçadas noções relacionadas à aquisição da linguagem,o uso de recursos audiovisuais neste processo como apoio do professor, analisar a utilização da abordagem comunicativa como principal via de construção de contéudo, alicerçadas em Vygotsky (1999), (1984), (1998); Oliveira (1999); Souza e Kramer (1991); Ré (2010); Mussalim; Bentes (2006); Bates e Goodman (1997); Maia (2002); Savignon (1991); Cardoso (2004); Castro (1996); Lima (2008); Pierre (2009); Mayer (2011); Cantarino e Pereira (2008); Ferro e Bergman (2008); Santos (2003); Rocha (2009); Rosová (2007); Wantini (2010); Neves (1996) Campanholi (2014), com o objetivo de destacar a relevância no ensino de línguas estrangeiras atráves de novas metodologias voltadas para a atualidade em que os aprendentes estão vivenciando, destacar a abordagem comunicativa na prática do processo de ensinoaprendizagem da língua estrangeira, e analisar o uso de recursos audiovisuais unidos a abordagem comunicativa e ao interacionismo para fim de desenvolver a oralidade infantil em uma LE. Cabe ao professor, na condição de mediador, viabilizar a interação do aprendente com os recursos audiovisuais e atráves dessa construção sociocultural potencializar suas habilidades comunicativas na LE.O estudo consistiu em três fases: (1) a observação da inserção de novos conteúdos na forma oral-visual do conteúdo linguístico da língua inglesa; (2) O desenvolvimento e estabelecimento da oralidade através de uma atividade de apoio utilizando o livro didático da instituição; (3) Avaliar o desempenho individual/grupal do aprendente(s) usando, mais uma vez, o recurso introdutório na primeira fase. Os resultados mostram que os recursos visuais são eficazes na transmissão de conteúdo linguístico e ajuda a desenvolver a produção oral em língua estrangeira na idade inicial. Alunos no processo de aquisição da língua-alvo na faixa etária de 4/5 anos de idade internalizaram o conteúdo e aspectos da estrutura da linguagem, mostrando melhor desempenho oral. A união de recursos audiovisuais e uso significativo da língua estrangeira fez com que a internalização e produção oral ocorresse de forma espontânea ressaltando a teoria de Vygotsky. Além disso, os resultados deste estudo mostram que o ensino de uma língua estrangeira através de uma abordagem comunicativa, interação social e recursos audiovisuais utilizados de forma adequada no processo de ensino-aprendizagem se tornam eficazes.
Abstract: In this paper are drawn notions related to the acquisition of language, the use of visual aids in this process as teacher support, analyzing the use of communicative approach as the primary means of content building, grounded in Vygotsky (1999) (1984) (1998 ); Oliveira (1999); Souza and Kramer (1991); Ré (2010); Mussalim; Bentes (2006); Bates and Goodman (1997); Maia (2002); Savignon (1991); Cardoso (2004); Castro (1996); Lima (2008); Martinez (2009); Mayer (2011); Cantarino and Pereira (2008); Ferro and Bergman (2008); Santos (2003); Rocha (2009); Rosová (2007); Wantini (2010); Neves (1996); Campanholi (2014), in order to highlight the importance in teaching foreign languages through new methodologies focused on the present where learners are experiencing, highlight the communicative approach in the practice of language teaching and learning process foreign, and analyze the use of audiovisual resources joined the communicative approach and interactionism to develop orality child in a LE. The teacher in mediating condition, enabling the interaction of the learner with audiovisual resources and through this sociocultural construction enhances their communication skills in LE. The study consisted of three phases: (1) the observation of the insertion of new content in the oral-visual form of the linguistic content of the English language; (2) The development and establishment of orality through a support activity using the textbook of the institution; (3) To assess the individual performance/group of the learner (s) using, again, the introductory feature in the first phase. The results show that the visuals are effective in linguistic content transmission and help to develop oral production in a foreign language in initial age. Students in the target language acquisition process in the age group of 4-5 years old internalized the content and aspects of language structure, showing better oral performance. The union of audiovisual resources and significant use of foreign language made the internalization and oral production occurred spontaneously emphasizing Vygotsky's theory. In addition, the results of this study show that teaching a foreign language through a communicative approach, social interaction and visual aids used appropriately in teaching-learning process become effective.
Keywords: Recursos audiovisuais
Desenvolvimento oral
Aquisição da linguagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Letras - Português / Inglês

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