Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/947
Título: O ensino de língua inglesa em uma escola pública de nível fundamental: realidade e perspectivas
Autores: CHAGAS, Ednaldo João das
Orientador: SOUZA, Élvio Zenker
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4624147319646832
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: CHAGAS, Ednaldo João das. O ensino de língua inglesa em uma escola pública de nível fundamental: realidade e perspectivas. Orientador: Élvio Zenker Souza. 2009. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2009. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/947. Acesso em:.
Resumo: Este estudo é direcionado teoricamente no campo da Linguistica Aplicada. Situado na língua estrangeira, mais especificamente a área da língua inglesa, tem como foco o ensino dessa língua e seus momentos de interação em sala de aula da escola Estadual Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior, localizada no município de Santana – AP. Esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico em um estudo de caso, deu-se a partir da inquietação em saber como se encontra o ensino de língua inglesa nas escolas públicas, de nível fundamental, do Amapá, uma vez que nesse estado, fronteiriço, o idioma Francês é bem presente. Os resultados revelaram que o inglês ainda prevalece na preferência dos sujeitos pesquisados. Mas muitos pontos precisam ser melhorados, principalmente quando se trata de estrutura e material didático. Também foi possível detectar que há uma consciência dos professores em relação à importância da língua estrangeira na formação do aluno, por isso fazem o melhor possível para tornarem as aulas atraentes e produtivas.
Abstract: This study is directed theoretically in the field of Applied Linguistics. Situated in a foreign language, more specifically, the English language, it focuses on the teaching of language and moments of interaction in the classroom of the school Everaldo da Silva Vasconcelos Junior, located in Santana – AP. This qualitative ethnographic case study occurred from the restless wish of knowing how is the teaching of English in public fundamental schools of Amapá, since at this state borders, French language is very present. The results showed that English still prevails in the preference of the subjects studied. But many points need to be improved, especially when it comes to structure and material. It was also possible to detect that there is an awareness of teachers about the importance of foreign language in student education, so they make the best possible to make the school attractive and productive.
Palavras-chave: Língua inglesa - ensino
Língua inglesa - interação
Língua inglesa - sala de aula
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EnsinoLinguaInglesa.pdf345,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons