Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/947
Title: O ensino de língua inglesa em uma escola pública de nível fundamental: realidade e perspectivas
metadata.dc.creator: CHAGAS, Ednaldo João das
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Élvio Zenker
metadata.dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/4624147319646832
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citation: CHAGAS, Ednaldo João das. O ensino de língua inglesa em uma escola pública de nível fundamental: realidade e perspectivas. Orientador: Élvio Zenker Souza. 2009. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2009. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/947. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo é direcionado teoricamente no campo da Linguistica Aplicada. Situado na língua estrangeira, mais especificamente a área da língua inglesa, tem como foco o ensino dessa língua e seus momentos de interação em sala de aula da escola Estadual Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior, localizada no município de Santana – AP. Esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico em um estudo de caso, deu-se a partir da inquietação em saber como se encontra o ensino de língua inglesa nas escolas públicas, de nível fundamental, do Amapá, uma vez que nesse estado, fronteiriço, o idioma Francês é bem presente. Os resultados revelaram que o inglês ainda prevalece na preferência dos sujeitos pesquisados. Mas muitos pontos precisam ser melhorados, principalmente quando se trata de estrutura e material didático. Também foi possível detectar que há uma consciência dos professores em relação à importância da língua estrangeira na formação do aluno, por isso fazem o melhor possível para tornarem as aulas atraentes e produtivas.
Abstract: This study is directed theoretically in the field of Applied Linguistics. Situated in a foreign language, more specifically, the English language, it focuses on the teaching of language and moments of interaction in the classroom of the school Everaldo da Silva Vasconcelos Junior, located in Santana – AP. This qualitative ethnographic case study occurred from the restless wish of knowing how is the teaching of English in public fundamental schools of Amapá, since at this state borders, French language is very present. The results showed that English still prevails in the preference of the subjects studied. But many points need to be improved, especially when it comes to structure and material. It was also possible to detect that there is an awareness of teachers about the importance of foreign language in student education, so they make the best possible to make the school attractive and productive.
Keywords: Língua inglesa - ensino
Língua inglesa - interação
Língua inglesa - sala de aula
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Publisher: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Letras - Português / Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoLinguaInglesa.pdf345,82 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons