Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/979
Título: O ensino-aprendizagem da língua francesa através de gêneros discursivos: uma experiência crítico-reflexiva por intermédio da pesquisa-ação
Autores: LIMA, Ana Delma Tentes Côrtes de
OLIVEIRA, Ana Valéria dos Santos
SARMENTO, Ângela Ferreira
Orientador: COUTO, Aldenice de Andrade
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4096058892020915
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: LIMA, Ana Delma Tentes Côrtes de; OLIVEIRA, Ana Valéria dos Santos; SARMENTO, Ângela Ferreira. O ensino-aprendizagem da língua francesa através de gêneros discursivos: uma experiência crítico-reflexiva por intermédio da pesquisa-ação. Orientadora: Aldenice de Andrade Couto. 2018. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Francês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2018. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/979. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho traz uma reflexão a respeito dos gêneros discursivos nas aulas de Francês Língua Estrangeira. Para isso, discorreram-se primeiramente as concepções teóricas que proporcionaram embasamento dos gêneros orais e escritos, construtos que agem diretamente em nossa linguagem e se adaptam com o tempo histórico que vivenciamos. Nesta linha de pensamento, abordou-se a influência das crenças no ensino-aprendizagem de língua estrangeira, bem como, a importância das mídias e recursos tecnológicos na sala de aula. Em seguida, é apresentada a metodologia da Pesquisa-ação, que tem por finalidade mudar uma realidade social em favor de uma educação mais participativa, capaz de produzir motivação para futuros professores de língua estrangeira. A análise deste estudo, por intermédio dos gêneros discursivos, cooperou positivamente para a aprendizagem das competências comunicativas do ensino-aprendizagem da Língua Francesa, da mesma maneira que, constatou-se que a Pesquisa-Ação contribuiu para uma educação mais crítico-reflexiva.
Palavras-chave: Língua francesa - ensino
Língua francesa - aprendizagem
Gênero discursivo
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Francês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EnsinoAprendizagemLingua.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons