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dc.creatorMOREIRA, Lindisay Giany-
dc.date.accessioned2020-02-28T17:30:31Z-
dc.date.available2020-02-28T17:30:31Z-
dc.date.issued12-04-2019-
dc.identifier.citationMOREIRA, Lindisay Giany. Cursos de engenharias da Universidade do Estado do Amapá: formação e interações com a lógica de mercado e o mundo do trabalho. Orientadora: Antonia Costa Andrade. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/431. Acesso em:.pt_br
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/431-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectUniversidade do Estado do Amapá (UEAP)pt_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.subjectFormação de engenheirospt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleCursos de engenharias da Universidade do Estado do Amapá: formação e interações com a lógica de mercado e o mundo do trabalhopt_BR
dcterms.publisherUNIFAP - Universidade Federal do Amapápt_br
dcterms.typeDissertaçãopt_br
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5898632681233600-
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Antonia Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663057745872110-
dc.description.resumoA expansão do ensino superior, sobretudo na década de 1990, contexto da nova LDBEN, promoveu a diversificação dos formatos institucionais e modalidades acadêmicas, em decorrência de um conjunto de reformulações, resultando assim na promulgação de políticas regulatórias pautadas no modelo de transnacionalização da Educação Superior. Assim, compreendendo o cenário local, com características fortemente imbricadas com o processo de globalização e com as determinações oriundas de organismos internacionais multilaterais, organizou-se o problema de pesquisa: em qual lógica se imprimem os projetos de formação nas Engenharias da Universidade Estadual do Amapá (UEAP)? Objetivou-se analisar a perspectiva formativa dos Cursos de Engenharias da UEAP (de Produção, de Pesca, Ambiental, Florestal e Química). Os aportes teóricos e metodológicos constituiram-se na base do Materialismo Histórico-Dialético e Análise do Discurso de Bakhtin. A pesquisa foi documental (Projetos Pedagógicos dos Cursos, Relatórios da Comissão Própria de Avaliação e home page da instituição). Constatou-se que os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são admitidos nos documentos como eixos orientadores dos Projetos Pedagógicos de Cursos, assim como o Plano Amapá Produtivo, associando a estes, a importância da criação dos cursos em atendimentos a essas demandas, reforçando a lógica mercantil como pano de fundo na elaboração dos documentos pedagógicos que são norteadores dos cursos. Os resultados apontam fortemente uma formação de engenheiros voltada para atender as demandas do mercado, formando-os para o empreendedorismopt_BR
dc.description.resumeL'expansion de l'enseignement supérieur, en particulier dans les années 1990, dans le cadre du nouveau LDBEN, a favorisé la diversification des formats institutionnels et des modalités académiques, à la suite d'une série de reformulations, aboutissant à la promulgation de politiques de réglementation fondées sur le modèle de la transnationalisation de l'enseignement supérieur. Ainsi, comprenant le scénario local et ses caractéristiques étroitement liées au processus de mondialisation et aux décisions émanant d’organisations internationales multilatérales, le problème de la recherche s’organisait: dans quelle logique se déroulaient les projets de formation au sein de l’Ingénierie de l’Université d’État d’Amapá (UEAP)? L'objectif était d'analyser la perspective formative des cours d'ingénierie de l'UEAP (de Production, de la Pêche, Environnement, Foresterie et Chimie). Les contributions théoriques et méthodologiques ont été basées sur le Matérialisme Historico-Dialectique et l'Analyse du Discours de Bakhtin. La recherche était documentaire (Projets Pédagogiques des Cours, Rapports de la Commission d’AutoÉvaluation et page d’accueil de l’institution). Il a été vérifié que les Accords de Production Locaux (APLs) sont admis dans les documents en tant que directives des Projets Pédagogiques de Cours, ainsi que le Plan de Production d'Amapá, en leur associant l'importance de créer des cours répondant à ces demandes, renforçant la logique comme base pour l’élaboration des documents pédagogiques qui guident les cours. Les résultats montrent clairement une formation d'ingénieurs visant à répondre aux exigences du marché et à les former à l'entrepreneuriatpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.affiliationSECULT - Secretaria de Cultura do Estado do Amapá-
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2995-8496-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPOLÍTICAS EDUCACIONAIS-
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO, POLÍTICAS E CULTURAS-
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