Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/905
Título: A abordagem da análise lingüística no livro didático de língua portuguesa do Ensino Médio
Autores: PINHEIRO, Alciléia Teixeira
CORRÊA, Luciana Cardoso de Oliveira
GOMES, Maria Rosiane de Moraes
Orientador: MENDES, Adelma das Neves Nunes Barros
Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9888614392602464
Tipo de Documento: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Citação: PINHEIRO, Alciléia Teixeira; CORRÊA, Luciana Cardoso de Oliveira; GOMES, Maria Rosiane de Moraes. A abordagem da análise lingüística no livro didático de língua portuguesa do Ensino Médio. Orientadora: Adelma das Neves Nunes Barros Mendes. 2012. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Departamento de Letras e Artes, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2012. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/905. Acesso em:.
Resumo: Esta pesquisa visa analisar o livro didático de língua portuguesa do ensino médio envolvendo as propostas de metodologias para a abordagem da análise linguística. O estudo desenvolveu-se em fundamentações teóricas que permitiram levantamentos e comentários acerca dos tipos de exercícios trabalhados, observando o tratamento dado aos conhecimentos linguístico/gramaticais. Desta maneira, procuramos investigar se o livro didático em questão apresenta atividades que levem o aluno a refletir sobre o uso linguístico. O corpus de análise é constituído pelas fichas de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) de 2009, pelas resenhas contidas no catálogo do PNLEM e pelo livro didático de língua materna do Ensino Médio, volume único, aprovado pelo PNLD 2009. De forma geral, os documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) colocam que os conhecimentos gramaticais devem ser trabalhados a partir de textos, possibilitando que e aluno reflita sobre o uso da língua e não fazendo da gramática o eixo central do ensino de língua portuguesa, pois, desta forma, possibilitará o aprendizado prático da língua, tornando assim o ensino dinâmico, contextualizado com o cotidiano do educando. Mas, os resultados da análise do livro didático trabalhado não correspondem integralmente às diretrizes apresentadas pelos documentos oficias, ou seja, ainda é necessário uma integração dos conhecimentos linguístico/gramaticais nos livros didáticos, a fim de possibilitar que o aluno tenha um olhar reflexivo sobre os fenômenos gramaticais.
Palavras-chave: Livro didático
Conhecimento linguístico
Conhecimento gramatical
Ensino médio - análise linguística
Área do conhecimento: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
País da Instituição: Brasil
Fonte do Documento: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Letras - Português / Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AbordagemAnaliseLinguistica.pdf4,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons